domingo, 8 de julho de 2012

O primeiro filamento de matéria escura foi detectado entre dois super-aglomerados de galáxiasO primeiro filamento de matéria escura foi detectado entre dois super-aglomerados de galáxias

A detecção de uma “ponte” de matéria escura entre dois aglomerados de galáxias confirma a teoria da “teia cósmica” e de um Universo formado por rodovias galácticas. Trata-se da primeira vez que se detecta um filamento de matéria escura capaz de conectar dois super-aglomerados galáticos.
O que os pesquisadores tem observado diretamente é uma ponte delgada da matéria escura, um filamento que unia ambos os aglomerados de galáxias através de uma técnica que poderia ajudar os astrofísicos a compreender a estrutura do Universo e determinar o que constitui a substância misteriosa e invisível, a matéria escura. E é que de acordo com o modelo padrão da cosmologia, as estrelas e galáxias visíveis traçam um padrão através do céu conhecido como teia cósmica (cosmic web). A teoria explica o Universo através destas rodovias ou autopistas galácticas unidas por "fios invisíveis" de matéria escura.   
 
Vejam o texto original em ALT1040 ou uma tradução livre no blog NEBULOSA.DE.ÓRION

Nenhum comentário: