O erro maior do Banco Central foi não ter entendido [...] a maneira adequada e trabalhar com os superávits comerciais dos últimos anos. O Brasil sempre trabalhou com déficits, moratórias etc.
Quando surgem os superávits, há duas maneiras da economia reagir a eles. A primeira, produzindo o ajuste através do crescimento do PIB. Ou seja, o PIB cresce mais, aumentam as importações e se chega ao equilíbrio. A segunda – radicalmente diferente – é através da apreciação da moeda nacional. Com isso, o PIB não cresce, mas a apreciação da moeda provoca um aumento nas importações. Em ambas as situações, chega-se ao equilíbrio: na primeira aumentando a riqueza nacional; na segunda provocando a estagnação.
Esses anos todos os BC optou pelo segundo caminho.
Blig - O Mundo é de quem faz - O blog do IG :: Blig - O Mundo é de quem faz - O blog do IG Quando surgem os superávits, há duas maneiras da economia reagir a eles. A primeira, produzindo o ajuste através do crescimento do PIB. Ou seja, o PIB cresce mais, aumentam as importações e se chega ao equilíbrio. A segunda – radicalmente diferente – é através da apreciação da moeda nacional. Com isso, o PIB não cresce, mas a apreciação da moeda provoca um aumento nas importações. Em ambas as situações, chega-se ao equilíbrio: na primeira aumentando a riqueza nacional; na segunda provocando a estagnação.
Esses anos todos os BC optou pelo segundo caminho.
Blogged with Flock
Nenhum comentário:
Postar um comentário