terça-feira, 4 de setembro de 2007

Juíza suspende planos de Bush contra imigrantes

Uma juíza federal de São Francisco, Maxine Chesney, decidiu conceder uma liminar que congela os planos do governo Bush para enviar 140 mil cartas ameaçadoras a empresas suspeitas de empregar imigrantes ilegais nos Estados Unidos. Chesney considerou que existem problemas quanto à legalidade da medida governamental, e atendeu em primeira instância ao pedido da central sindical AFL-CIO, responsável pela apresentação do recurso contra o envio das cartas.

A juíza marcou uma nova audiência judicial para considerar o assunto, em 1° de outubro. As cartas, que deveriam ser enviadas pela Administração do Seguro Social e pelo Departamento de Segurança Interna, a partir da segunda-feira, tinham por objetivo alertar as empresas sobre discrepâncias entre os bancos de dados do governo e os números e nomes dos funcionários que elas têm registrados.

Os empresários teriam prazo de 90 dias para esclarecer a identidade das pessoas assim identificadas, ou despedi-las. Aqueles que não cumprissem a lei e continuassem dando emprego a imigrantes ilegais estariam ameaçados de pesadas multas e até mesmo de penas de prisão.

LEIA A ÍNTEGRA CLICANDO NO TÍTULO.

Nenhum comentário: