sábado, 8 de setembro de 2007

A VALE DO RIO DOCE segundo Fausto Wolff

Vários grupos bem-intencionados estão promovendo até amanhã um plebiscito que pede a restituição ao Estado da Companhia Vale do Rio Doce. (...)

Ligue a televisão e verá ministros, banqueiros e grandes industriais se vangloriarem dos milhões e dos bilhões que lucram. É verdade, (...)

A VRD é a segunda maior empresa mundial do ramo de mineração. Foi criada no governo de Getúlio. (...)

Vários grupos de investidores internacionais adquiriram extensas glebas de terra próximas e em 1909 fundaram o Brazilian Hematite Syndicate, um sindicato que visava a explorar os dois bilhões de toneladas métricas de ferro. (...)

Em 1961, entrou em cena Eliezer Batistam, engenheiro ferroviário que tornou a VRD conhecida e admirada mundialmente. Vendeu ferro ao Japão em preços competitivos com a bem mais próxima Austrália. (...)

Foi privatizada em 1997 por FHC, (o rebelde que no Chile chamava todo o mundo de entreguista) com financiamento subsidiado pelo BNDS. FHC tirou a segunda maior mineradora do mundo das mãos do povo e deu dinheiro aos milionários para comprá-la. (...)

Creio que se 10 milhões de pessoas responderão até amanhã que a Vale deve voltar a ser do Estado, o srs. Silva e Cardoso terão de explicar ao mundo: como se rouba uma fortuna de um povo faminto para dá-la a alguns amigos? (...)

Leia o imprescindível artigo aqui.

Nenhum comentário: