segunda-feira, 3 de setembro de 2007

Vale reage ao plebiscito popular com mentiras e violência

Empresa investe em publicidade afirmando “preservar o meio-ambiente” e reprime manifestação pacífica em Belo Horizonte.

Conforme a campanha A Vale é Nossa, pela nulidade da venda da Vale do Rio Doce (CVRD), ganha intensidade e se aproxima da semana do plebiscito popular (de 1º a 7 de setembro), a Companhia joga sua fichas na publicidade massiva para se contrapor à campanha.

Em horário nobre na televisão, com a voz da atriz Fernanda Montenegro, a companhia anuncia seu vínculo com o país e com o meio ambiente. Isso apesar de os movimentos sociais denunciarem que os rumos da empresa são decididos, hoje, pelo consórcio Valepar (que tem a presença do banco Bradesco) e pelos acionistas preferenciais (62% deles estrangeiros). A Vale ressalta o seu caráter de preservação do meio ambiente, quando o trabalho de formação para o plebiscito aponta o contrário: a produção da companhia explora a camada vegetal da Amazônia com o objetivo da exportação.

LEIA O TEXTO NA ÍNTEGRA CLICANDO NO TÍTULO DESTA POSTAGEM.

2 comentários:

sueli halfen ( POA) disse...

Em quem vou acreditar.... to perdida mesmo ! Olha só: do hermenauta...
Gostaria de mais esclarecimentos.
Obrigada
************************************
Diz a Wikipedia:

"O Conselho de Administração da Vale é controlado pela Valepar S.A, [1] que detém 52,3% do capital votante da CVRD (33,6% do capital total). Por sua vez a constituição acionária da Valepar é a seguinte: Litel/Litela (fundos de investimentos administrados pela Previ) com 58,1% das ações, Bradespar com 17,4%, Mitsui com 15,0%, BNDESpar com 9,5%, Elétron (Opportunity) com 0,02%."

***

Isso significa que Previ + BNDESpar detêm 67,6% da Valepar, que é a controladora da Vale.

A Previ é o fundo de pensão dos funcionários do Banco do Brasil. Sua instância decisória máxima é o seu Conselho Deliberativo, o qual, estatutariamente, consiste de 6 conselheiros, 3 escolhidos pelo Banco do Brasil e 3 escolhidos pelos associados da Previ. O presidente do Conselho Deliberativo é escolhido pelos conselheiros indicados pelo Banco do Brasil, e tem o voto de qualidade.

Já o BNDESpar é uma subsidiária integral do BNDES.

Como se sabe, tanto o Banco do Brasil quanto o BNDES são controlados pelo governo. O Banco do Brasil tem capital aberto, mas o controlador ainda é a União.

***

Pergunta-se: estatizar o quê?

Omar disse...

Oi Sueli,
Dá uma olhada no link:
http://www.brasildefato.com.br/v01/impresso/anteriores/188/nacional/materia.2006-10-13.0950732891
Não sei se ajuda ou atrapalha mais.
Abraço