sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Pedro Simon defende fim do bloqueio contra Cuba

O senador Pedro Simon (PMDB-RS) em discurso no plenário nesta sexta-feira defendeu o fim do embargo econômico que os EUA mantêm durante quatro décadas contra Cuba. Com a renúncia de Fidel Castro do cargo de presidente, Simon considera que estão criadas as condições políticas para "um avanço histórico, com o fim do bloqueio que asfixia a ilha economicamente e prejudica, principalmente, o povo cubano".

- O Congresso norte-americano, na última terça-feira, pediu ao governo o fim da política punitiva dos EUA contra Cuba - ressaltou o senador dizendo que a imprensa norte-americana também constata o fracasso das tentativas de derrubar Fidel Castro.

Na opinião do parlamentar, o Brasil pode desempenhar um papel importante na distensão das relações entre o regime cubano pós-Fidel e o governo dos Estados Unidos. Nesse sentido, Simon sugeriu que o assunto seja discutido no Parlamento do Mercosul - que se reúne em Montevidéu, em março.

O senador, ao mesmo tempo, apelou ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que está na Argentina, para que debata a questão com a presidenta Cristina Kirchner. Outra proposta de Pedro Simon, debatida no plenário, durante apartes dos senadores Heráclito Fortes (DEM-PI), presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado, e Cristovam Buarque (PDT-DF), foi uma reunião com o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim.

Nenhum comentário: