segunda-feira, 11 de maio de 2009

A Operação Abafa do PT

Chama a atenção, nesse processo, duas circunstâncias distintas, mas convergentes. A primeira, diz respeito à posição do ministro Tarso Genro e, por extensão, do secretário especial de Direitos Humanos da Presidência da República, Paulo Vannuchi. Ambos defendem a punição dos torturadores que operaram nos porões da ditadura militar (1964-1985). Para tal, contam, basicamente, com os depoimentos dos torturados, exatamente como no caso de Ivone da Cruz. Mas a semelhança do caso não para por aí. Assim como ocorreu com a empregada, as vítimas da ditadura também foram neutralizadas por processos legais. Talvez, no entanto, não tenham passado pelo vexame de, como Ivone, já totalmente cega, serem chamadas para fazer o reconhecimento visual dos possíveis algozes.

Confira o texto completo, de como a bancada do PT impediu um depoimento do delegado suposto espancador e superintendente da Polícia Federal Luiz Fernando Corrêa na Comissão de Direitos Humanos na Câmara, está no saite da CartaCapital.


3 comentários:

José Elesbán disse...

Coisa vergonhosa - comprando a versão de Leandro Fortes, o ministro Tarso Genro, tão zeloso em busca de punição para os torturadores da ditadura militar, acoita um torturador, espancador, que se tornou superintendente da Polícia Federal por ter sido indicado pela cúpula sindical da entidade.

Se é assim, para que procurar punir os torturadores do regime de 1964? Se não quer dar o exemplo no próprio governo, deixa eles em paz, afinal, ao menos para eles houve um arremedo de lei de “anistia”.

zejustino disse...

Acabei de sair do Cloaca News e deparo com essa informação que o Zealfredo postou. Lá no Cloaca deixei um comentário justificando a falta de manifestação dos parlamentares do PT contra o tal delegado. A informação da Carta Capital, a conferir, vai além do que conhecia. Se for verdade, a blindagem desse delegado vai custar muito caro ao PT.

José Elesbán disse...

Zé Justino,
Não achei a nota lá no Cloaca News. Tem o linque específico?