quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Com software livre, Vermelho facilita a vida do internauta

O portal Vermelho a partir desta terça-feira (11) passa a usar software livre. Para o internauta, isso representa uma série de vantagens e facilidades imediatas. Para o portal, que sempre defendeu o software livre, é uma medida de coerência e também o início de uma fase de inovações.

A passagem para a linguagem PHP (sigla de Hypertext Preprocessor) tornou-se possível graças a uma nova ferramenta de gerenciamento do conteúdo do portal. Desdenvolvida pela empresa TMax Tecnologia, ela não só liberta o Vermelho do software proprietário: também introduz no portal alguns recursos e funções novas.

Vejam mais no Vermelho

5 comentários:

Anônimo disse...

Finalmente! 8-D
Antes tarde do que nunca!

Debian
Ubuntu
Big Linux

zejustino disse...

È isso ai! Estou testando uma distribuicao Linux com origem no Debian. Trata-se do ESTRELA VERMELHA desenvolvido pelo pessoal da Venezuela. Como estou utilizando um live CD, estao aparecendo uns probleminhas (ou problemoes, dà para perceber na digitacao) no teclado.

Boot rapido do sistema (afinal, eh um Debian) com conexao imediata a internet (a minha eh via radio). O sistema vem com muitos pacotes.

Nao recomendo o sistema aos falsos moralistas, hipòcritas, tucanos e pefelistas, enrustidos ou náo, leitores da sujìssima da Abril e de PRIMEIRA LEITURA. Náo recomendo porque seria uma pena perder inimigos de classe e ideologia idiotas e palermas sò porque sofreram uma sìncope ao deparar com a gravura do companheiro CHE no inicio da carga do sistema. Se esses imbecis sofrerem morte sùbita por causa disso, perderemos uma das melhores fontes de risos e galhofas da rede.

Sò para constar, utilizo o FEDORA 10 e o SIDUX (outro Debian) em meus computadores. Todos com dual boot com o Rwindows para atender as visitas que ainda nao tomaram a pilula vermelha. È na utilizacao do Rwindows que a gente valoriza ainda mais o Linux.

Eita! Provocar eh preciso. To velho mas num to morto porque nao ha morto que peleia.

Hudson disse...

Nuintendi essa das visitas, zejustino. Sua casa é lan-house, ou você não tem computador em casa? :-)

Sobre o teclado, pode ser que tenham feito scripts para facilitar as coisas, como no Musix, que veio com um script errado, que desconfigura o teclado para pt-br a cada login ao invés de configurar...

Não entendi sobre o boot rápido "porque é um Debian". Aqui, o Debian (etch/lenny) toma uns três minutos pelo menos para chegar ao gdm.

zejustino disse...

Salve, Hudson.

Estranhei o boot rápido por causa do live CD. Já testei uma porção de distribuições e o SIDUX e o ESTRELA VERMELHA foram os mais rápidos (pelo menos nas tres trapizongas que tenho aqui em casa). O FEDORA 11, que testei antes deles, foi o que mais demorou.

Quanto às visitas, trata-se de parentes, amigos, etc... que ainda são impermeáveis a uma cultura digital diferente da pasteurizada. Querem tudo prontinho e funcionando mesmo com tela azul e discos fragmentados.

Hudson disse...

zejustino,

Você é, realmente, uma pessoa hospitaleira!

O máximo que faço por hospitalidade é instalar o GNOME... (uso fluxbox básico, sem ícones nem docker, apenas com atalhos personalizados).

Flash, Java e suíte de escritório, esquece! Somente tenho o Abiword instalado por estrita necessidade (recebo arquivos *.doc do trabalho).

O problema com minhas preferências é que não sirvo bem de exemplo para divulgar software livre... quem não conhece poderia pensar que a única maneira de ouvir um CD num sistema GNU+Linux seja digitar o comando `cdcd play`, ou que para ver vídeos do YouTube a única maneira fosse baixar com `clive http://youtube.etc...` e depois rodar o mplayer... tudo numa janelinha preta!

Uma grande vantagem de sistemas baseados no Debian (Ubuntu, p.ex.) é a facilidade de instalar/desinstalar software. Não precisa procurar programas na internet, basta rodar o Synaptic, escolher os programas e instalar/desinstalar.