quarta-feira, 28 de outubro de 2009

As causas do acidente da TAM

OS OITO FATORES CONTRIBUINTES

Instrução: A formação teórica dos pilotos usava exclusivamente simulações em computador, o que não garantia a boa formação individual de cada um. Além disso, a formação do copiloto, Henrique Stefanini di Sacco, contemplou apenas um determinado tipo de certificação, que se mostrou insuficiente para enfrentar a situação. Havia a percepção entre os tripulantes, aliás, que o treinamento vinha sendo abreviado

Coordenação de cabine: O monitoramento do voo não se mostrou adequado, uma vez que a tripulação não percebia o que acontecia, o que impediu correções.

Pouca experiência do piloto: Apesar de sua larga experiência em grandes jatos comerciais, Di Sacco tinha apenas 200 horas de voo em jatos A320

Supervisão gerencial: A companhia aérea permitiu que a tripulação fosse composta por dois comandantes, mas Di Sacco havia realizado só um treinamento específico. A falta de coordenação entre os setores da empresa – especialmente Operações e Treinamento – levou a falhas na formação dos pilotos

Falta de percepção: A configuração e o funcionamento dos manetes não ajudaram os pilotos na identificação de dificuldades. E essa situação foi agravada pela falta de um alarme para indicar o erro na posição do instrumento

Perda de consciência situacional: Surgiu como consequência da falta de percepção dos pilotos. A automação da aeronave também não ofereceu aos tripulantes sinais de perigo

Regulação: Embora a Anac proibisse a operação com reverso (freio aerodinâmico) inoperante, a exigência só foi normatizada em 2008. Isso impediria o pouso com pista molhada

Projeto: Ficou constatado que é possível possível pousar com os manetes do A320 em posições distintas, sem que nenhum dispositivo alerte os pilotos.

Confira o longo texto completo no blog do Luís Nassif.

2 comentários:

José Elesbán disse...

O relatório da Aeronáutica aponta uma série de providências a serem tomadas para melhorar a segurança do voo em geral, e de aviões Airbus A320 em particular. Pena que tantas pessoas tenham morrido para essas conclusões terem se tornado evidentes.

zejustino disse...

E os necrófilos que fizeram shows, CPIs e outras bandalheiras apenas com o objetivo de golpear o governo?

E a parentada das vitimas que participou da palhaçada armada pela tal "oposição"? Acreditavam mesmo que a tal "oposição" tinha alguma boa intenção no caso?

O deslocamento do Bonner "Simpson" para São Paulo para tentar culpar o Presidente Lula vai para a História como mais uma de uma infinidade de sujeiras cometidas pela Rede Globo. E o "Simpson", como outros beiçudos abestalhados, irá para o lixo da mesma História acompanhando os coleguinhas mercenários assalariados do Departamento de Estado ianque.

Não perguntaria nada aos boçais que fizeram côro com "Simpson" e o resto da quadrilha (FSP, Estadão, Estado de Minas, Zero Hora, etc...) em vários blogs que frequentei. A pergunta exigiria um segundo neurônio na gosma que possuem na cabeça.