quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Prémios de Guerra e Paz

12-Out-2009

Howard ZinnAs pessoas deviam receber um prémio de paz não com base em promessas feitas, "como no caso de Obama, um eloquente fabricante de promessas", mas com base em feitos reais para acabar com guerras. Mas Obama continuou as acções militares mortíferas e desumanas no Iraque, no Afeganistão e no Paquistão, observa o historiador norte-americano Howard Zinn, neste artigo publicado no The Guardian


Fiquei consternado quando ouvi que Barack Obama tinha ganho o Prémio Nobel da Paz. Foi realmente um choque pensar que um presidente que conduz duas guerras vai receber um prémio de paz. Até que recordei que Woodrow Wilson, Theodore Roosevelt e Henry Kissinger também receberam prémios Nobel da paz. O comité Nobel é famoso pelas suas avaliações superficiais, baseadas em retórica e em gestos vazios, e ignorando violações grosseiras da paz mundial.

Sim, Wilson tem crédito pela Liga das Nações - aquele corpo ineficaz que nada fez para evitar a guerra. Mas tinha bombardeado a costa do México, enviado tropas para ocupar o Haiti e a República Dominicana e envolveu os EUA na carnificina europeia da Primeira Guerra Mundial, que certamente está no topo da lista das guerras mais estúpidas e mortais.


Vejam o texto completo em ESQUERDA.NET

Nenhum comentário: