quarta-feira, 19 de maio de 2010

A quem serve realmente o servidor?

Richard Stallman
GNU Operating System

Na internet, o software proprietário não é o único modo de perder a liberdade. O software como serviço como serviço é outra forma de entregar a alguém poder sobre nossos dados.

Antecedentes: Como nossa liberdade é arrebatada pelo software proprietário

A tecnologia digital pode dar-nos liberdade; mas também pode retira-la de nós. A primeira ameaça para o controle que temos sobre nossos dados vem do software proprietário: os programas que os usuarios não podem controlar porque seu dono os controla (uma empresa como Apple ou Microsoft). O titular pode se aproveitar deste poder desigual inserindo elementos maliciosos como programas espiões, portas traseiras ("back doors") ou Gerenciamento de Restrições Digitais (DRM, Digital Restrictions Management) (aquela que na propaganda denominam «Digital Rights Management», Gerenciamento de Direitos Digitais).

A solução para este problema é desenvolver software livre e rechaçar o software livre significa que nós, como usuarios, gozamos de quatro liberdades essenciais: (1) manejar o programa como desejemos, (2) analisar e modificar o código fonte para que faça o que queiramos, (3) redistribuir copias fieis do programa original e (4) redistribuir copias das versões modificadas. (Veja a definição de software livre.)

Com o software livre nós, os usuarios, recuperamos o controle sob nossos dados. O software propietario segue existindo, mas podemos elimina-lo de nossa vida, e muitos já o fizeram. Todavia, agora eleva-se sobre nossos dados uma nova ameaça. O software como serviço. Pelo bem de nossa liberdade, também devemos rechaça-lo.

Vejam o texto completo em REBELIÓN.ORG

Nenhum comentário: