sexta-feira, 9 de julho de 2010

Brasil é o país que mais usa agrotóxicos no mundo


O avanço da tecnologia nesses últimos dez anos não reduziu o consumo de agrotóxicos no Brasil. Pelo contrário, a moderna tecnologia dos transgênicos, por exemplo, estimulou o consumo do produto, especialmente na soja, que teve uma variação negativa em sua área plantada (- 2,55%) e, contraditoriamente, uma variação positiva de 31,27% no consumo de agrotóxicos, entre os anos de 2004 a 2008.

Para os mais céticos é preciso afirmar que o comportamento nas demais culturas produzidas no Brasil também acompanhou a curva ascendente. Assim, levantamentos do IBGE e do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindag), ambos de 2009, apresentam o crescimento de 4,59% da área cultivada no período entre 2004 e 2008. Por outro lado, as quantidades vendidas de agrotóxicos, no mesmo período, subiram aproximadamente 44,6%.

A contaminação de alimentos na mesa do brasileiro é uma realidade, segundo dados do Programa de Análise de Resíduo de Agrotóxico em Alimentos (PARA), da Anvisa. LEIA MAIS NO PORTAL ECODEBATE.

3 comentários:

Ruy disse...

Há controvérsias!

Transgênicos , resistentes ao Glifosato (3,5 litros por hectare) são muito mais rentáveis e produtivos quando comparados aos Convencionais que exigem 50 gramas por hectare, e muito mais tóxicos, não controlavam as ervas daninhas.

3,5 litros de Glifosato são infinitamente menos tóxicos do que 50 gramas de outros produtos utilizados antigamente.

Anônimo disse...

ENTENDEU, OU QUER QUE DESENHE?

Ruy disse...

Por favor Sr. blogueiro!

Estas notícias mentirosas denegridem seu blog.


Cuidado na seleção de matérias é salutar!