segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Escravas do século XXI

A escravidão não é algo que as "democracias" modernas tenham isolado para muito longe. Na realidade é algo que está mais próximo do que pensamos. Não somente porque cada vez é mais habitual o trabalho assalariado como uma escravidão em troca de dinheiro, mas porque a pobreza e a necessidade são fecundos canteiros para que o sistema sem escrúpulos que é o capitalismo se aproveite para conseguir beneficios a custa da vida, da dignidade, e da liberdade das pessoas.

Os paises do leste europeu são, talvez, o maior exemplo de como o capitalismo transformou a população em mercadorias competitivas no mercado de mão-de-obra, da droga ou da prostituição, obrigado a milhões de pessoas a fugir de seus paises para poder sobreviver, algo que os mafiosos (tão abundantes no capitalismo, alguns mais "legais" que outros) sabem aproveitar muito bem.

Nestes dias foi desmantelada na Espanha, em Vinaroz, uma rede que literalmente "comprava" mulheres romenas para obriga-las a prostituir-se na rodovia N-340, na província de Tarragona. No momento das prisões, o grupo estava lucrando com a exploração sexual de 11 mulheres entre 19 e 38 anos, todas romenas, que haviam chegado a Espanha sob uma falsa aparência de relação sentimenta, com promessas de uma vida melhor na Cataluña.


Vejam mais detalhes em
Un vallekano en Rumania / Un vallekan în România


Nenhum comentário: