quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Governo argentino acusa jornais de apropriação ilegal

O governo argentino denunciou, na noite desta terça-feira (24), a apropriação ilegal da empresa “Papel Prensa” (maior empresa fornecedora de papel jornal do país) por parte dos jornais Clarín, La Nación e La Razón.

A presidente Cristina Fernández de Kirchner, acompanhada de todo o seu gabinete, dos presidentes de ambas as câmaras, funcionários, dirigentes políticos empresários e de representantes de organizações sociais recebeu o informe elaborado pela Comissão Oficial formada especialmente para investigar a transferência das ações da empresa do Grupo Graiver (antigo proprietário de Papel Prensa) aos proprietários dos jornais Clarín, La Nación e La Razón. Essas empresas (durante a ditadura) “necessitavam das ações classe A para assumir o controle da empresa”, fato comunicado naquela época, nos três jornais, por meio de uma nota afirmando que “tomavam o controle da empresa conforme acordo prévio com a Junta de Comandantes” da ditadura.

Cristina Fernández de Kirchner afirmou que “no caso do Clarín ocorreu a coincidência entre quem fabrica o papel e quem controla a palavra impressa”. Ela denunciou as condições políticas nas quais a transferência das ações se deu, num país em que só existia a “liberdade ambulatória”. Denunciou também que, anos depois, por causa da falência do La Razón, os jornais controladores da empresa “acordaram um pacto de sindicalização de ações”, para controlar as decisões da companhia.


Vejam mais em CARTA MAIOR

4 comentários:

Omar disse...

Repeti a postagem por ter repercutido, se não globalmente, pelo menos no ocidente.

zejustino disse...

E pode ter certeza que tem muito "otavinho" e "marinho" por aí babando verde e saltitando sobre as próprias calças. Os enfezados de sempre deverão vomitar suas hipocrisias e seus apelos ao Departamento de Estado/CIA, digo, SIP, por uma manifestação ameaçadora e, quem sabe, uma possível intervenção no cone sul de uma brigada de democratas marines para que a ordem dos cemitérios seja mantida.

José Elesbán disse...

Blog do Luís Nassif republica editorial dos jornalões argentinos naqueles idos de 1977, em plena guerra suja, falando em "libertad de prensa": http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/o-monopolio-do-papel-jornal-na-argentina !

José Elesbán disse...

E por falar em Otavinho:
1 Otavinho - http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/o-caso-frias-filho-x-lula ;

2 Otavinho - http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/duas-versoes-do-caso-lula-x-frias-filho .

É isso aí!