quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Narcoguerra - Heroína afegã nos vôos que regressam da frente

Enrico Piovesana
Peacereporter

Heroína afegã nos vôos que regressam da frente. A notícia reforça a suspeita sobre os interesses econômicos reais que há por trás da guerra do Afeganistão.

A notícia, difundida nesta segunda-feira pela BBC, de que vários militares britânicos e canadenses tem sido acusados de transportar heroína para a Europa aproveitando a falta de controle nos vôos militares de regresso da frente, não faz mais do que reforçar a suspeita sobre os interesses econômicos que existem por trás da guerra do Afeganistão.

O tráfico "militar" de heroína descoberto entre as bases da OTAN ao sul do Afeganistão (Helmand e Kandahar) e o aeroporto militar de Brize Norton (Oxfordshire, Inglaterra), será considerado com a consabida explicação das "maçãs podres", de um caso isolado que implica a uns poucos indivíduos.

Mas o mais provável é que seja a ponta do iceberg ou, melhor dizendo, as migalhas de um tráfico muito mais importante e organizado que seus principais gestores - militares e serviços secretos ianques - deixam a seus aliados, evidentemente mais torpes que eles na hora de encobri-los.

Há apenas alguns meses que a imprensa alemã havia revelado que uma das principais agencias privadas de "contratatistas" encarregada da logística das bases da OTAN no Afeganistão, Ecolog, suspeita de vínculos com a máfia albanesa, estava implicada no tráfico de heroína afegã que fazia entre Kosovo e Alemanha.

Vejam o texto completo em REBELIÓN.ORG

Nenhum comentário: