quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Nanotecnologia: a outra face da moeda

Docente da Poli-USP chama a atenção para os potenciais riscos da interação de materiais nanoparticulados sobre a saúde dos trabalhadores

A nanotecnologia tem aberto inúmeras oportunidades para o desenvolvimento de novos produtos com características, muitas vezes, superiores aos materiais convencionais. A síntese, estocagem e manuseio desses elementos nanoparticulados, no entanto, podem trazer riscos aos trabalhadores, tais como a contaminação acidental por meio das vias aéreas e cutâneas.

O professor Guilherme Lenz e Silva, da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli/USP), explica que, apesar de muitas pesquisas ainda serem necessárias para se definir com exatidão a toxicidade e os efeitos de longo prazo da exposição dos trabalhadores às nanoestruturas sabe-se que, assim como a poluição atmosférica, as nanopartículas são agentes potencialmente nocivos à saúde humana.

Vejam mais detalhes no JORNAL DA CIÊNCIA-SBPC

2 comentários:

Anônimo disse...

pq não é possível postar um comentário? será que vcs tem medo? será que po conhecimento sobre o assunto os assusta?
CONHECIMENTO É PODER.

Unknown disse...

QUERO SABER MAIS SOBRE NANOTECNOLOGIA, QUERO SABER ALÉM DO QUE É DIVULGADO NA MÍDIA. QUERO LER AS ENTRELINHAS. SERÁ POSSÍVEL? ME INTERESSEI MUITO SOBRE O ASSUNTO. OBRIGRADO PELA OPORTUNIDADE!