quinta-feira, 3 de março de 2011

Bradley Manning, fonte da WikiLeaks, sob tortura, tem que lutar por sua sanidade


Nos últimos sete meses, aos 22 anos de idade o soldado do Exército dos EUA Bradley Manning, primeiro em uma prisão militar no Kuwait, agora numa prisão em Quantico, Virgínia, permanece por de 23 a 24 horas em confinamento solitário em sua cela, sob assédio constante. Se os seus olhos se fecham às cinco horas – às oito horas ele é sacudido e acordado. Durante o dia claro ele tem que responder “sim” aos guardas a cada cinco minutos. Durante uma hora por dia, ele é levado para outra cela onde ele anda sobre figuras em formato de oito. Se ele parar, ele é levado de volta à sua outra cela (de confinamento).
Manning é acusado de fornecer documentos para Julian Assange no Wikileaks.

Ele não foi julgado nem condenado. Visitantes relataram que Manning está indo ladeira abaixo, tanto mental como fisicamente. Os esforços de seu advogado para melhorar sua condição têm sido recusados pelo Exército.

As acusações de que seu tratamento equivale à tortura são rebatidas por conservadores  proeminentes indignados que clamam para que ele seja executado sumariamente. Depois que o colunista Glenn Greenwald ter divulgado o tratamento dispensado a Manning, em meados de dezembro, houve uma comoção moderada. A comissão da ONU sobre a tortura está investigando o caso.


O texto completo está disponível no Te Bloga.

2 comentários:

José Elesbán disse...

Bradley Manning 2.

zejustino disse...

Que nada! O rapaz está feliz e saudável como um touro. Ianques não fazem perversidades como tortura, assassinatos seletivos e bombardeios sobre vilas de camponeses.

Pior estavam os "presos políticos" do "sanguinário" Fidel. Isso nós vimos pela quantidade de acessos que tiveram às mídias do mundo inteiro (principalmente as serviçais do Departamento de Estado, como a "EL PAÍS", FSP, Rede Globo e outras). Os "sofridos" prisioneiros de "consciência" puderam esbravejar para todo mundo suas queixas. Estavam gorditos, saudáveis e felizes pelo michê que recebem religiosamente no gabinete da secretaria de interesses dos EUA em Havana (incrível, né?). Alguns, insatisfeitos e ansiosos já estão flanando pela Espanha e, misteriosamente, pararam de reclamar dos "direitos" que haviam prometido para eles depois que se auto-exilassem.

Será que a tal Yoani receberá mais um computador parrudo dos brothers com acesso a rede de alta velocidade sem precisar do cabo instalado pela Venezuela?

O Império é o Império. E eles imperam sobre tudo, principalmente sobre as mídias. Cometem todos os tipos de crimes contra o ser humano mas conseguem com seu poder desviar a atenção de suas perversidades ou, pior, projeta-las nos outros.