quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Nasser: Pressionar EUA é única alternativa dos palestinos

O presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, deve fazer, nesta sexta-feira (23), um pedido de adesão às Organizações das Nações Unidas (ONU). A medida, que instauraria um Estado palestino, transformou-se numa forte pressão aos aliados Estados Unidos e a Israel. "Os palestinos estão sem alternativas, senão criar um fato novo na comunidade internacional", avalia Salem Nasser, doutor em Direito Internacional e professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Em entrevista a Terra Magazine, Nasser questiona o argumento israelense, de que o pedido atrapalha as negociações de paz. "Não tem negociação para ser atrapalhada e a parte responsável pela ausência de negociações são os israelitas", contesta. O especialista em Oriente Médio pondera, ainda, que a Autoridade Palestina tenta manter sua legitimidade diante da população.
- Colocando isso sobre o pano de fundo das revoltas árabes, os líderes se sentiram pressionados a tomar alguma ação. Ou então, como se diz num ditado em árabe, a navalha ia chegar na barba deles. Esse governo palestino precisava fazer alguma coisa que mostrasse que eles não estão parados.


Confira a entrevista no Terra Magazine

Um comentário: