domingo, 29 de janeiro de 2012

Visão além do alcance

O maior e mais potente telescópio do mundo será construído a 3 mil metros de atitude, no deserto do Atacama (Chile). Com o equipamento, pesquisadores esperam obter imagens diretas de exoplanetas e observar o surgimento e a expansão do universo.
Por: Sofia Moutinho
 Cerro Armazones; por enquanto, apenas um entre tantos montes do árido deserto do Atacama, no Chile, resumido a uma esburacada estrada de terra e alguns aparelhos meteorológicos. Mas, em 2020, o local vai abrigar o maior telescópio ótico do mundo, o Extremely Large Telescope (ELT).
  O supertelescópio terá um espelho de 40 metros de diâmetro, que vai coletar luz dos objetos mais apagados e distantes do universo. Confira como será o seu funcionamento (clique para ampliar). (imagem: ESO)
O ambicioso projeto do Observatório Europeu do Sul (ESO), organização astronômica formada por 14 países – e, quem sabe, em breve, pelo Brasil – inclui um espelho de 40 metros de diâmetro, maior que o de qualquer outro telescópio em operação ou mesmo em planejamento, como o   TMT (sigla de Thirty Meter Telescope), que será instalado no Havaí, com recursos de Estados Unidos, Canadá, China e Índia. 
Vejam mais detalhes em CIÊNCIA HOJE

Nenhum comentário: