terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Síria: guerra por procuração

Se fosse necessário fixar uma data que assinalasse o fim da "era pós-soviética" na política mundial, esse dia seria 4 de Fevereiro de 2012. O duplo veto da Rússia e da China à resolução proposta pela Liga Árabe ao Conselho de Segurança da ONU é um evento histórico monumental.

Curiosamente, o secretário-geral da NATO, Anders Fogh Rasmussen, escolheu o próprio dia do veto para provocar a Rússia. Disse ele que a NATO terá os primeiros elementos do sistema de mísseis anti-balísticos (ABM) dos EUA implantados e em actividade na Europa na data da próxima cimeira da NATO, em Maio, em Chicago, sejam quais forem as objecções de Moscovo.

O primeiro duplo veto de russos e chineses na questão síria, em reunião do Conselho de Segurança da ONU em Outubro, foi movimento coordenado, com o objectivo de fazer gorar uma resolução que poderia ser aproveitada pela NATO para montar uma operação militar na Síria. Mas o segundo duplo veto, em movimento para pressionar o presidente Bashar al-Assad da Síria a deixar o poder, tem significado muito mais amplo.  


Vejam o texto completo em RESISTIR.INFO

Nenhum comentário: