domingo, 4 de novembro de 2012

As raízes do golpismo da direita brasileira

Até 1930 a direita brasileira dispunha a seu bel prazer do Estado, colocava-o totalmente a serviço dos interesses primário-exportadores, desconhecendo as necessidades das classes populares. Getúlio fez a brusca transição de um presidente – Washington Luiz, carioca adotado pela elite paulista, como FHC – que afirmava que “Questão social é questão de polícia”, para o reconhecimento dos direitos dos trabalhadores pelo Estado.

Com o surgimento da primeira grande corrente de caráter popular, a direita passou a ficar acuada. A democratização econômica e social foi seguida da democratização politica, com o processo eleitoral consagrando as candidaturas com apoio popular, Sucessivamente, em 1945, 1950, 1955, a direita foi derrotada e acostumou-se a bater na porta dos quarteis, pedindo golpe militar. 

Vejam o texto completo no blog do EMIR

2 comentários:

Amilcar Faria disse...

SIMPLISMO x COMPLEXIDADE

É muito simplismo (simplificação forçada), forjado para ignorar aspectos importantes, atribuir à Direita todas as mazelas desse nosso país continental bem como inferir à Esquerda todas as benesses desse nosso enorme país multidimensional, ou vice versa.

Essa dicotomia mutuamente excludente, forjicada nas relações pessoais (comigo ou contra mim), na política (amigos e inimigos), na ideologia (direita e esquerda) e na religião (bem e mal) só faz prejudicar a quem dela participe, a quem a assista, a quem a ignore, ou a quem nela se sinta representado. Ela é meio de dominação de massa que surge quando se pretende subjugar pela intolerância racial, pela militância cega (política), pelo extremismo ideológico, pelo fundamentalismo religioso etc.

A humanidade é complexa porque é formada por milhares de singularidades (pessoas, indivíduos), únicas, importantes, valiosas, que se complementam em busca da harmonia do todo, com a qual não haverá mais conflitos (quando for atingida).

O ser humano é complexo porque é formado por milhares de singularidades (órgãos, sentimentos, pensamentos, atitudes: vícios e virtudes) que se complementam para gerar harmonia no todo, sem a qual não há vida (se for perdida).

A sociedade é complexa porque é formada por múltiplas singularidades (valores, culturas) que se complementam em busca de harmonia no conjunto, com a qual não haverá mais necessidades insatisfeitas (quando for alcançada).

A política é complexa porque é formada por múltiplas singularidades (paixões, partidos, ideologias) que se complementam para criar harmonia no grupo, com a qual se garante a saudável alternância no poder (quando é conseguida).

Existem valores e atitudes cuja caracterização como benéficos ou perniciosos não depende do nosso querer nem do nosso gostar. Uma ação será correta e benéfica ou errada e perniciosa independentemente de quem a pratique ou de quem goste ou não goste de quem a praticou.

O certo é certo, o errado é errado, e não há como um se passar pelo outro!

É preciso cuidar de punir o erro e premiar o acerto, independente de onde ele se origine: de pessoas, de instituições, de partidos (PT, DEM, PSDB) ou de organizações. Daí a grande importância de não se deixar cegar por militância burra (qualquer que seja a facção ideológica, esquerda ou direita) e permanecer ativista por militância programática. É preciso militar por programas que beneficiem as pessoas, não por partidos que as usam por massa de manobra ou líderes que as manipulam por gado em suas manobras.

Seguem links para leitura útil no combate ao simplismo pernicioso:

http://amilcarfaria.blogspot.com.br/2012/09/mensalao-ataque-ao-pt-ou-um-basta-ao.html

http://amilcarfaria.blogspot.com.br/2012/09/carater-e-corrupcao-quase-todos-os.html

zejustino disse...

"É preciso cuidar de punir o erro e premiar o acerto, independente de onde ele se origine: de pessoas, de instituições, de partidos (PT, DEM, PSDB) ou de organizações."

E onde estão as punições ao erros dos tucanos e dos pefelistas? Onde está a punição ao banqueiro opportunista que teve o rabo sujo liberado DUAS VEZES, por um gângster togado? Onde está a punição a JUÍZES que cometem até crimes de morte? Aliás, a punição para estes é a aposentadoria integral. Onde está a punição ao mensalão tucano -COMPROVADO com desvio de recursos públicos. Onde está a punição à PRIVATARIA TUCANA?

O rapazinho que fez o comentário acima, com um texto cheio de firulas e falso moralismo, tenta disfarçadamente impor para nós -MILITANTES SOCIALISTAS, SIM- a conversa fiada de que não há um interesse de classe no julgamento contra petistas e no discurso asqueroso da mídia empresarial.

Uma das "expressões" mais comuns utilizadas por direitões que se apresentam disfarçados pela linguagem pretensamente "descolada" é apelar para coisas como "militância burra". A militância "inteligente" para ele é a individualista "programática(...)que beneficiem as pessoas(...)". "que beneficie as pessoas???" Que pessoas?

O que um PARTIDO de verdade faz não é elaborar um programa e tentar realiza-lo ao assumir um governo? O programa elaborado pelo Partido define por suas prioridades quem serão as pessoas imediatamente beneficiadas pelo seu governo.

O rapazinho faz o mesmo discurso proto-fascista da inutilidade dos partidos políticos. Pelo seu argumento, os partidos políticos são inúteis e criam "militância burra" -quase coincide com o discurso politicamente analfabeto do Supremo Tribunal de Exceção-. Nós, militantes, somos burros. Eles, os individualistas, "programáticos" são os inteligentes prontos a beneficiar pessoas. Que pessoas???

Abaixo, alguns links interessantes para quem não quiser perder tempo, a perspectiva por uma sociedade melhor e a inteligência com discursos hipócritas:

http://www.cartamaior.com.br/templates/index.cfm

http://www.patrialatina.com.br/

http://www.oretratodobrasil.com.br/

http://asintoniafina.blogspot.com.br/2012/08/documentos-da-acao-penal-470-mensalao.html

http://www.brasildefato.com.br/

http://agenciabrasil.ebc.com.br/

http://www.rebelion.org/

http://kaosenlared.net/

http://info.nodo50.org/

http://www.contrainjerencia.com/

http://www.voltairenet.org/es

http://www.pagina12.com.ar/diario/principal/index.html

http://www.larepublica.es/

http://www.telam.com.ar/homepage.html



http://operamundi.uol.com.br/

http://revistaforum.com.br/