sábado, 16 de junho de 2007

Do blog do Nassif

O Mapa do Federalismo
No Fórum Online, a discussão sobre o “Redescobrindo o Federalismo Brasileiro” já gerou bons comentários sobre o Ceará, Rondônia, São Paulo e Rio de Janeiro.Vamos traçar um quadro variado dos diversos estados brasileiros. Entre lá., comente os dos estados já postados, ou coloque análises do seu estado, se não estiver lá.Vamos redesenhar o Brasil.

Os gaúchos
No final do século 19, o Rio Grande do Sul era o mais promissor estado brasileiro. Economia diversificada, uma colonização bem sucedida que acelerou o processo de industrialização do estado, único estado brasileiro com ensino gratuito obrigatório, local da mais influente classe política brasileira, que passaria a dominar a cena nacional a partir dos anos 30.Os gaúchos foram fundamentais na colonização de Santa Catarina, Paraná, mais recentemente do centro-oeste. Ao lado de São Paulo, era o estado onde o agronegócio mais floresceu, mas em cima de pequenas e médias propriedades.Em que ponto o Rio Grande do Sul se perdeu? A partir de um certo momento, o estado passou a refletir o mesmo clima de decadência nostálgica de países do Mercosul, a saudade do sucesso de outrora, o apego a velhos mitos, a incapacidade de se reerguer.Quem se habilita a tentar decifrar os gaúchos?Clique no link e tente nos explicar o Rio Grande.
PS - Pessoal, porque não copiam os comentários maiores para o Forum Online? Aqui a discussão é imediata e legal. Mas virou a página, fenece. Lá, continua.

enviada por Luis Nassif
exibeComentario(18874744, 'luisnassif','2007_06.html#post_18874744');
(comentar 33 comentários) (envie esta mensagem) (link do post)

3 comentários:

Cé S. disse...

Esta contribuição do Nassif é importante. E talvez ele esteja vendo o RS com muito mais clareza que a média dos gaúchos.

Fabian disse...

Oi César,

certamente a discussão é interessante. Mas a comparação com nossos vizinhos deve ser vista com muita cautela. A metade Sul do estado talvez se encaixe na descrição da decadência da economia do charque, mas as causas recentes de nossas dificuldades estão mais diretamente relacionadas ao pacto federativo e a uma certa incapacidade política nossa de chegar a consensos com recursos limitados. Nossos consensos políticos sempre provocam rombos no orçamento...

veloso disse...

Muuuuitobom o blog VENHAVISITAR O MEU VALEU !