quinta-feira, 30 de agosto de 2007

Tecnologia Gaúcha em análise pelo Governo Federal

O Ministro do Trabalho, Carlos Lupi, e o Diretor d o Departamento de Fomento à Economia Solidária do Governo Federal, Dione Manetti, virão ao Estado nesta sexta-feira (31/08) para conhecer uma experiência inovadora na produção de biodiesel.

A CTMC (Cooperativa dos Trabalhadores Metalúrgicos de Canoas) apresentará aos representantes do Governo Federal o protótipo de uma máquina produtora de biodiesel e ração animal desenvolvida com tecnologia totalmente gaúcha e voltada para atender às necessidades da agricultura familiar.


A máquina que produz o biodiesel, na verdade, faz parte de um sistema que compreende, também, o beneficiamento do combustível e de resíduos. Para se ter uma idéia, com 280 Kg de grãos (de girassol, soja, canola, etc), o equipamento produz 100 litros por hora de biodiesel e 180 Kg de farelo de grão, que após o beneficiamento, se transforma em ração para rebanhos.


A idéia é que o projeto seja utilizado, preferencialmente, por cooperativas de agricultores familiares, seguindo à forte tendência do mercado para o consumo do biodiesel e, ao mesmo tempo, aumentando a capacidade de produção dos pecuaristas, pois a ração produzida com o resíduo dos grãos é altamente nutritiva e potencializa a produção animal.


Outra idéia é que a produção excedente destas novas cooperativas de agricultores familiares seja comercializada em rede nacional via Governo Federal, a exemplo do que já está acontecendo com outros segmentos produtivos.


Algumas prefeituras do Interior do Estado estão bastante interessadas no projeto e a Prefeitura de São Pedro do Butiá (região Noroeste) já adquiriu o equipamento.


O Ministro Carlos Lupi e o representante da SENAES Dione Manetti interessaram-se pelo projeto diante do baixo custo e da alta rentabilidade do empreendimento, e pensam em desenvolver um programa de apoio às empresas autogestionárias (no caso, cooperativas) capaz de incrementar a renda dos pequenos e médios agricultores.


Eles visitarão a sede da CTMC amanhã (31/08), às 14h (Av. Guilherme Schell, 2.750 – Canoas). Notícia recebida de Letícia Vargas, por emeio.

Nenhum comentário: