sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Haverá espaço no UHF para a TV não comercial?

O senso comum afirma que a TV digital permitirá a ampliação do número de canais de televisão disponíveis para a transmissão. Mas, a história pode não ser bem essa.

A TV digital não utilizará os canais do VHF (2-13) e até o momento não se sabe o destino desta faixa de espectro quando as transmissões analógicas forem desligadas. O canal 37 do UHF também não pode ser utilizado pela TV digital, por estar reservado para a radioastronomia. Alguns canais do UHF já estão ocupados por transmissões analógicas. E vários outros canais do UHF não poderão ser utilizados por sofrerem interferência das transmissões analógicas (que perdurarão por, no mínimo, dez anos).

Por fim, e graças ao Decreto Presidencial 5820/06 [1], cada emissora atualmente no ar ocupará, durante estes dez anos, dois canais: um analógico e outro digital.

Feitos todos estes descontos, nos grandes centros urbanos praticamente não haverá espaço para novas emissoras. O fato é especialmente preocupante se lembrarmos que [LEIA MAIS NO OBSERVATÓRIO DO DIREITO À COMUNICAÇÃO]

Nenhum comentário: