quarta-feira, 10 de outubro de 2007

A nova comunicação

Em artigo publicado no Observatório da Imprensa, o jornalista Nelson Hoineff aborda o declínio da TV aberta e chama a atenção para o avanço das telefônicas sobre um mercado em franca transformação.

Vejam o que ele diz:

A Telefônica, a BrT, a Oi, todas as teles, enfim, estão lançando suas grades de IPTV, ainda timidamente, mas que em pouco tempo darão acesso à programação de TV a todos que tiverem uma linha telefônica. O tempo em que 80% da sociedade brasileira estava consumindo a mesma informação ao mesmo tempo é parte da história. Não voltará jamais. As crianças que estão nascendo agora demorarão para acreditar que isso um dia aconteceu.

O texto completo pode ser lido aqui.

Agora, aqui pra nós: é ingenuidade pensar que a informação será diversificada, pois imagino que haverá apenas mudanças de nomes entre os "donos" da comunicação. Certamente veremos um aumento substancial no volume de conteúdo televisivo, mas os controladores do capital investido no novo negócio, assim como sempre fizeram os barões da velha comunicação, vão ditar as linhas gerais do que será distribuído.
Do blog do Lenoir.

Nenhum comentário: