sexta-feira, 16 de novembro de 2007

Quem vai cassar a concessão da CNT?

Quem vai cassar a concessão da CNT?

Antonio Brasil (*)

O ministro das Comunicações, Hélio Costa, deve ter razão: a TV brasileira é certamente uma das melhores do mundo. Mas se você ainda tiver dúvidas, recomendo assistir à “novíssima” programação da “nova” rede CNT.

Para quem não conhece, não lembra ou adoraria esquecer, a Central Nacional de Televisão, CNT, era, até algumas semanas, a TVJB, Prêmio Brasil 2007 para a pior TV brasileira. Mas também já foi a rede OM e rede...CNT.

Aqui no Rio, o famigerado canal 9 também já foi TV Continental, TV Record, TV Copacabana e TV Corcovado. Mudaram os nomes, os donos e os “interesses” políticos, mas o que realmente interessa para o público, a programação, continua sendo a mesma: muito, muito ruim. Hoje, sem dúvida, a CNT conseguiu o impossível: é a pior rede de TV brasileira de todos os tempos.

Crer no amanhã
Esta semana, resolvi conferir a “novíssima” programação do que restou da rede CNT. Após o fracasso do “arrendamento” da rede para o grupo CBM, Companhia Brasileira de Multimídia, do polêmico empresário Nelson Tanure, o que já era ruim conseguiu ficar “inacreditável”.

Pude assistir a programas religiosos de “nível internacional” como “Cristo vive”, “Vitória em Cristo” e “Igreja Nazareno”. Mas para demonstrar o ecletismo e a liberdade religiosa também assisti ao “Despertar Espírita”. Incrível!

Mas nem tudo eram novidades na CNT. Pegos meio de surpresa com o fracasso previsível e anunciado do nebuloso negócio de “arrendamento” de uma rede de TV, uma concessão pública, alguns programas eram...repetições.

Tem programa jovem, um tal de “Whoohoo’ – não me perguntem o que significa, é algo meio indescritível, o ‘Sabbá Show”: versão piorada e tresloucada do Amaury Junior. Também pude assistir a uma maratona de velhos musicais como o Agnaldo Rayol Show. Imperdível!

Esses velhos programas da CNT são tão ruins que não deveriam e não poderiam ser exibidos e, ainda menos, repetidos. São programas tão ruins que se tivéssemos “controle de qualidade”, deveriam ser proibidos. Televisão pode fazer muito mal a saúde.

Outros programas, no entanto, lançam um pequeno sinal de esperança para o público. Cito alguns exemplos como “Criatividade sem limite”, “Desfrutando a vida diária (sic)”, “Salto Quântico” – é sério, “Salto Quântico”, “Transforme o seu mundo” (minha sugestão: mude de canal ou desligue a TV) ou o melhor, o mais irônico de todos os novos programas da CNT: “Posso crer no amanhã”. Posso mesmo?

Qualquer governo
Todos os programas da CNT são muito, muito ruins. A única dificuldade é escolher o pior.

Mas o verdadeiro problema é saber de quem é a responsabilidade pelo conteúdo das redes de TV brasileiras? Afinal, quem vai cassar a concessão de uma rede de TV tão ruim como a CNT?


Continua no Comunique-se.

Nenhum comentário: