terça-feira, 8 de janeiro de 2008

ANIMAIS IRANIANOS ATORMENTARAM NAVIOS AMERICANOS

VI O MUNDO:

Em jornalismo as palavras são TUDO. Dou um exemplo bem claro de como funciona a propaganda do Pentágono. Exagerei no título, mas é essa a idéia que uma leitura rápida passa.

Reproduzo acima a capa do site da MSNBC: "Estados Unidos: barcos do Irã atormentaram navios de guerra"; "Incidente descrito como 'provocação'; Irã é o foco da viagem de Bush ao Oriente Médio".

De acordo com a mídia americana, três navios americanos foram "importunados" ou "molestados" ou "atormentados" por cinco lanchas do Irã, no estreito de Ormuz, que os jornalistas daqui fizeram questão de destacar que é "o gargalo" por onde passam 20% do petróleo exportado através do Golfo Pérsico.

Embora o incidente tenha acontecido no domingo de manhã, só hoje ganhou destaque no noticiário - na véspera da viagem em que o presidente George Bush pretende demonizar o Irã no Oriente Médio.

Segundo o repórter da NPR, National Public Radio, uma das poucas fontes confiáveis de notícia nos Estados Unidos, as lanchas iranianas "swarmed" em direção aos três navios americanos, ou seja, a acreditar nele era uma espécie de "enxame". Qual teria sido a ameaça? Uma mensagem de rádio dizendo que um dos navios americanos ia explodir... Um cruzador, um destróier e uma fragata armados com o que há de mais moderno no mundo ameaçados por cinco lanchas do Irã. E isso não foi na costa americana. Foi no estreito de Ormuz, em águas internacionais, mas bem próximo da costa do Irã. Parabéns ao Pentágono. Assim é que se faz propaganda.

Nenhum comentário: