terça-feira, 29 de janeiro de 2008

"Tirania dos blogues"

VOCÊ FAZ PARTE DO BANDO QUE SUCUMBIU À "TIRANIA DOS BLOGS"?


Against the Machine, Contra a Máquina, é um livro recém-lançado nos Estados Unidos. O subtítulo é explicativo: "Sendo humano na idade do bando eletrônico". O autor, Lee Siegel, dedica 182 páginas a detonar a interação da internet, que ele define como precursora da "cultura pelas massas", ou seja, de um produção cultural de baixa qualidade promovida pela multidão. Ele acaba revelando apreço pelos jornalões como o New York Times, com sua autoridade conquistada pela confiança dos leitores. Ele diz que se a troca de informação promovida pela internet fosse de fato revolucionária, teríamos cidadãos comuns especializados em cirurgia do coração. Ele acredita que a ascensão da internet equivale "ao colapso da comunidade." Já que o assunto parece ter despertado o interesse dos leitores, ... Leia aqui o restante da matéria!


Ou seja, o texto continua no Vi o Mundo.

2 comentários:

Anônimo disse...

Li o artigo e me interessei pelo livro. Pra mim o tema é amplo e vou precisar ler o livro mesmo pra dar algum palpite. Mas penso que o blog pode ajudar muito (como tem me ajudado). A questão do ego é tratada desde a Bíblia como um dos maiores problemas dos homens "vaidades das vaidades, tudo é vaidade", já dizia Salomão. Sinceramente, uso meu blog pra trocar idéias e botar pra fora alguns traumas pessoais. É uma auto-análise e isso tem me ajudado pra caralho. Por outro lado, tenho tido a oportunidade de ler poesias, contos, pensamentos...de pessoas "comuns". Isso também tem me ajudado muito.
Não vejo como as massas poderíam "assassinar" a cultura. No meio deste mar de egos, sempre haverá pessoas interessadas em mais do que se apresentar. Interessadas em realmente conhecer o mundo. E pessoas assim sempre foram raridade mesmo. O que acontece fora da internet é muito pior. Os Big Brodhers da vida, os funks a cultura de imposição total do sexo e Karaté,os seriados americanos brasileirados (tipo as "Donas de Casas Desesperadas") isso é mil vezes pior pra cultura mundial, ou não é?

José Elesbán disse...

É. Pode ser muito pior sim.