segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Escondendo (de novo) o padre Júlio

OBSERVATÓRIO DE IMPRENSA:

Postado por Luiz Weis em 22/2/2008 às 7:53:17 AM


Toda hora, ou quase, a mídia dá motivo para se condená-la por acusar aos berros e se retratar aos sussurros.

Nesse sentido, o modo como a Folha tratou o caso do padre Júlio Lancelotti merecia ser ensinado nas escolas de jornalismo – como um exemplo a não se imitar.

No domingo, 28 de outubro, o jornal deu na primeira página:

“Ex-interno diz que fazia sexo por dinheiro com padre” [ver aqui].

Na quinta-feira, 8 de novembro, a mesma Folha – mas nunca, jamais, onde já se viu, na primeira página – noticiou a conclusão da polícia de que “padre Júlio sofreu extorsão”.

A omissão, contrastando constrangedoramente com a apelação anterior, foi registrada neste blog [ver aqui].

Para explicar a disparidade de tratamento, o jornal poderia alegar, forçando a barra, que a conclusão policial não seria necessariamente o fecho do caso, apenas uma etapa no processo de esclarecimento dos fatos. Afinal, informava a matéria, “o inquérito será analisado pelo juiz Júlio Caio Farto Sales”, que “poderá pedir novas investigações, caso considere as provas insuficientes".

Hoje, reincidente, alegaria o quê? Em oito linhas praticamente caíndo de uma página interna do caderno Cotidiano, o jornal dá que “o Ministério Público de São Paulo considerou o padre Júlio Lancelotti vítima de extorsão” e que “a condenação deve sair na semana que vem”.

Fácil imaginar o que a Folha faria se o Ministério Público considerasse que não houve extorsão nenhuma na história – e que o religioso, como o jornal proclamou naquele domingo de outubro, o dia em que mais vende, de fato pagava por sexo com um ex-interno, segundo acusação deste.

E a azeitona nessa empada podre é que a notícia de hoje na Folha chegou atrasada: as conclusões do Ministério Público já estavam ontem no Estado.

2 comentários:

Carlos Eduardo da Maia disse...

Tudo bem, Padre Júlio sofreu extorsão, mas precisava ele passar uma Pajero e um monte de grana a conta gotas para quem lhe extorquiu (seu advogado disse que ele passou 150 mil) E da onde vem esse dinheiro?

José Elesbán disse...

Maia,
Acho que o padre Júlio Lancelotti não te deve explicações. Contudo, é possível que ele economias de toda uma vida; é possível que a Igreja, ou o ministério que ele dirige tenha fornecido o dinheiro; é possível que ele tenha recebido de fiéis.
E daí?