sábado, 1 de março de 2008

Síria acusa EUA de prolongar crise no Líbano

A Síria acusou os Estados Unidos hoje de prolongar a crise no Líbano por enviar um navio de guerra para a costa do país e disse que Washington não pode impor uma solução "exibindo sua força".

Na primeira reação do governo de Damasco ao anúncio feito por Washington, na última quinta-feira, sobre o envio do USS Cole, o ministro das Relações Exteriores da Síria, Walid al-Moualem, afirmou que a força não é uma resposta aos problemas políticos no Líbano.

"Temos dito que os Estados Unidos estão obstruindo a solução política no Líbano e a presença deste navio comprova isso", afirmou Moualem depois de reunião com Amr Moussa, o secretário-geral da Liga Árabe.

"Aqueles libaneses que apostam na exibição de força dos Estados Unidos ficarão desapontados. Washington não pode impor a solução que quer. A solução deve ser baseada em um consenso libanês", disse Moualem.

A luta de 15 meses pelo poder no Líbano se tornou um teste de foças entre o governo pró-Ocidente e a oposição liderada pelo Hezbollah. A Síria e o Irã apoiam o movimento xiita.

Os Estados Unidos sugeriram que a maioria parlamentar libanesa, que tem seu apoio, eleja um novo presidente por conta própria. O posto está vago desde novembro.

Reuters

Nenhum comentário: