quarta-feira, 30 de abril de 2008

Novas tecnologias: uma porta para a democratização dos meios de comunicação. Entrevista especial com Guillermo Mastrini

Pensar a relação da governabilidade com a comunicação na América Latina é sempre um desafio. Ainda mais quando sabemos que o acesso às novas tecnologias ainda é restrito, que a corrupção nos governos cresce muitas vezes com a ajuda dos meios de comunicação e que a participação da população nesses é ainda muito precária, para não dizer nula. Para debater algumas questões acerca dessa relação, a IHU On-Line conversou por telefone com o pesquisador argentino Guillermo Mastrini.
Leia o texto, na íntegra, acessando o enlace abaixo:

clipped from www.unisinos.br

Mastrini fala sobre o papel dos meios de comunicação na América Latina e da “conivente” relação com os governos e políticas, além de destacar a importância do acesso às novas tecnologias por todos os cidadãos e da necessidade da criação de políticas públicas de acesso a essas tecnologias. “O custo de produção das tecnologias digitais é muito mais baixo do que nas tecnologias analógicas. Isto abre uma porta”, disse.

Guillermo Mastrini – Eu não vejo fortes vínculos entre o povo e os meios de comunicação, não em relação à sua participação como cidadão. O que tenho analisado é o papel central dos meios de comunicação e como eles participam muito fortemente da criação de agendas políticas, culturais e cotidianas.

blog it

Nenhum comentário: