quinta-feira, 24 de julho de 2008

SONIA MONTENEGRO: UM BALANÇO DA SATIAGRAHA

Daniel Dantas e a Operação Satiagraha
Sonia Montenegro – 14/7/08


Dia 8, tivemos uma notícia que parecia impossível: a prisão do banqueiro Daniel Dantas e seus aliados.

Parecia impossível, porque não é de hoje que se sabe de graves denúncias contra ele, sem que absolutamente nada acontecesse. DD está envolvido nos maiores casos de corrupção do sistema financeiro do país: o Banestado e a privataria, e é acusado de aliciar políticos, imprensa, jornalistas e até membros do poder judiciário, que facilitam a sua longa impunidade.

Daniel Dantas nasceu na Bahia, filho de um amigo de ACM que o tornou consultor do PFL, hoje DEM. Inteligência brilhante, por indicação de ACM, quase foi Ministro da Fazenda de Collor. Posteriormente, no governo FHC, ficou milionário ao participar, com o apoio do PSDB, da formação de consórcios para a privatização do Sistema Telebrás, do qual saiu sócio da Brasil Telecom, período no qual cometeu a grossa maioria dos crimes dos quais é acusado.

Com a mudança de governo e uma Polícia Federal independente, o exemplar delegado Paulo Lacerda resolveu investigar o DD, que resultou na Operação Chacal em 2004 e a apreensão de arquivos magnéticos (HD-hard disk) do seu banco, o Opportunity, mas o acesso às informações foi impedido pela Ministra do STF Ellen Gracie (nomeada por FHC).

Vejam mais no blog do Azenha.

Nenhum comentário: