sexta-feira, 15 de maio de 2009

Para que dicionários?, artigo de Antonio David Cattani

“Um dicionário conceitual não é apenas uma justaposição de termos, mas um conjunto aglutinador de ideias que convocam outros conceitos e estimulam o aprofundamento dos significados” 

Antonio David Cattani é professor titular de Sociologia da UFRGS e pesquisador do CNPq. Artigo enviado pelo autor ao “JC e-mail”:

Dicionários temáticos especializados são importantes recursos para a pesquisa qualificada. Por serem obras de referência que identificam e conceituam temáticas complexas, eles são um convite à leitura mais aprofundada dos trabalhos relevantes, orientando a consulta às elaborações fundamentais.

(...)

Com a difusão dos meios eletrônicos e, em particular, do sistema de buscas Google e da Wikipedia, as pesquisas feitas pela Internet parecem permitir o acesso instantâneo e ilimitado ao conhecimento. Não obstante, permanecem os problemas relativos à confiabilidade das fontes, além das questões relativas à consistência dos conteúdos e à efemeridade de algumas páginas eletrônicas, sem falar de problemas mais graves tais como falsas qualificações, embustes e sabotagens.  

Um comentário:

zejustino disse...

Conscientemente deixei de lado uma das normas que regulamentam as edições neste blog e ultrapassei o número de linhas acordado por todos os participantes. Mas isso foi proposital porque a essência do texto parece-me ser muito importante para os que bisbilhotam a internet intensamente e, além disso, debate com diversos usuários em diversos sitios.

Todos nós não estamos imunes a enganos ou mesmos erros grosseiros quando utilizamos argumentos que invadem a seara alheia a nossa formação estrita.

Quando comecei neste blog, por exemplo, o assunto do momento era o superacelerador de hádrons(LHC). Fiquei um pouco temeroso de ser mal interpretado causando a impressão de que era um dos apavorados pela possibilidade de colapso da Terra por um buraco negro artificial. Não era esse o meu objetivo. Tentei, mas não suficientemente, levar a todos que acessavam o blog, um pouco da física do fenômeno, o que envolvia um conhecimento conceitual a respeito da formação e condição de existência de um buraco negro que provocaria nossa destruição.

Acredito que o texto do professor Cattani tem também um grande valor político porque exige definição e esclarecimento no discurso que utilizamos nos debates no espaço de comentários dos blogs.