quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Colonos desafiam congelamento de assentamentos na Cisjordânia

Os líderes dos colonos israelenses na Cisjordânia anunciaram que vão combater a decisão do governo de congelar parcialmente e temporariamente a construção de novas casas nos assentamentos no território palestino.

Nesta terça-feira, colonos expulsaram fiscais que levavam ordens de suspensão de construções ao assentamento de Kiriat Arba, perto de Hebron.

De acordo com o anúncio do Conselho da Judeia e Samaria (nome bíblico para a Cisjordânia), o orgão que representa os colonos israelenses, a decisão do governo de congelar a construção é "desumana, imoral e antissionista".

"Vamos continuar a construção do país com ou sem o governo", anunciaram os líderes dos colonos. "A decisão do governo prejudica os direitos básicos de mais de 300 mil israelenses que moram em Judeia e Samaria e promove a criação de um Estado palestino no coração da terra de Israel".

Continua na BBC Brasil.


Um comentário:

José Elesbán disse...

Este povo que quer construir o "Grande Israel" da margem ocidental do Jordão ao Mediterrâneo, às custas da usurpação dos palestinos não vê que está plantando as sementes de um futuro estado binacional, ou talvez, de uma ditadura como a África do Sul do apartheid, daqui a duas décadas, segundo alguns cálculos demográficos, e sem a necessidade do retorno dos exilados das guerras de 1948 e seus descendentes.