sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Avião não tripulado vai monitorar favelas

A primeira aeronave não tripulada da Polícia Federal -a ser utilizada tanto na vigilância da Amazônia quanto no sobrevoo a favelas- está próxima a entrar em operação. Faz parte da frota de 15 aviões controlados à distância, comprada em outubro da empresa israelense IAI (Israel Aerospace Industries) por R$ 345 milhões.

O Heron, modelo adquirido pelo governo brasileiro, é usado atualmente por órgãos de defesa de países como EUA, Canadá, Índia e Turquia. No Brasil, esses aviões -cujo nome técnico é Vant (Veículo Aéreo Não Tripulado)- serão usados pela PF para mapear e monitorar todo o território nacional.

O Heron pode ser comandado por um piloto em terra, que fica numa base a até mil quilômetros de distância, ou voar em missões pré-programadas. Decolagem e pouso são automáticos. Cada aeronave é dotada de aparelhos que permitem captar imagens em alta resolução mesmo quando está a 10 mil metros de altitude.

Vejam mais em LA HAINE.ORG

Um comentário:

catia do canto disse...

Essa notícia me deixa muito mais apreensiva: pra que necessitamos dessa tecnologia? Para atuar contra pobres de maioria negra? A Barra da Tijuca ficará livre? E as nossas fronteiras com essas ONGs suspeitas atuando no Brasil?

Sem falar em dar dinheiro pra Israel! Ai, meus sais...