terça-feira, 22 de junho de 2010

Crônicas de um Velho Ranheta e Reaça

[Lúcio Jr.] Está na hora de Ferreira Gullar ir para o museu. É isso que concluo, diante de suas últimas entrevistas e prêmios.

Gosto muito de seus ensaios e poemas. Foram importantes para mim. Mas a pessoa do poeta já está na hora de Deus chamar ou de entrar num museu para virar parte do patrimônio.

Leio no site dele que ganhou o prêmio Jabuti pelo livro Resmungos, crônicas escritas na Folha de S. Paulo. Ora, "resmungos"? Por que não ser mais vanguarda e escrever logo: Crônicas de um Velho Ranheta e Reaça?

Mais espantoso é o site pessoal dele, onde registra que introduziu o "pós-modernismo" em São Luís do Maranhão ao lado do ex-presidente José Sarney. Que horror. Eu teria vergonha de ter feito uma coisa dessas. Introduzir pós-modernismo junto com um poeta que escreve livros chamados "Marimbondos de Fogo". Ainda que fossem "Marimbondos de Néon", "Marimbondos Punks Aidéticos", uma coisa assim, mais pós-pós.

Vejam o texto completo em DIÁRIO DA LIBERDADE (ou no sitio REVISTA CIDADE SOL)

3 comentários:

José Elesbán disse...

Saraminda me pareceu um livro interessante. Estou há tempos para lê-lo. Por enquanto só comprei e encostei na estante.
Sarney é aquilo que sabemos, um homem que conduziu a "transição à democracia" no Brasil. Foi um fiador para o Governo Lula, no momento mais crítico do chamado (pela também chamada grande imprensa) Mensalão.
Mas a nível regional é um oligarca, cujos partidários agem muitas vezes com truculência.

Agora, que pena isso do Ferreira Gullar. Também é uma pena que o JOão Ubaldo tenha virado nisso que anda por aí. Mas é do jeito que as pessoas vão vivendo...

José Elesbán disse...

Se bem que "falsidade ideológica" parece meio forte, não?

zejustino disse...

A ideologia que defende não é coerente com seu (dêle, é claro) comportamento ou seu posicionamento político em relação a este governo e ao Presidente Lula. De intelectuais supostamente de esquerda esperamos argumentos racionais que se limitem à crítica política e não descambe para baixaria ou para o nível de senadores tucanos e pefelistas ou de mercenários da sujíssima da Abril.

Não sei se foi durante aquela babaquice da contra-propaganda da direita em 2005, ou logo após, que vi uma entrevista desse sujeito que me deixou arrependido de ter "acreditado" em sua sensibilidade e seu compromisso com o povo em seus livros e sua poesia.

Fazer uma critica política contundente é completamente diferente de criticar utilizando argumentos que beiram o preconceito (como foi o caso do tal João Ubaldo e outros "intelectuais") para atacar o Presidente da República e o Partido dos Trabalhadores. Lembro-me muito bem da manada dirigida pela Globo em seus programinhas da GNT que tentava humilhar os intelectuais marxistas simpaticos ou não ao PT. Naquela época, muito mais que o PT, os neo-liberais tentavam enterrar o marxismo e acabar com a militância de esquerda. Para isso utilizaram à exaustão o discurso montado sôbre a farsa das CPIs encomendadas e programinhas televisivos superficiais com figurinhas carimbadas.

Para mim, o sujeito em destaque é falso ideologicamente. Pode ser também que êle já tenha abdicado há muito de sua preferência pelo socialismo e aderido alegremente às quadrilhas neo-liberais universitarias que frequentaram - e ainda frequentam - os programinhas da Globo e as páginas da sujíssima da Abril.

Afinal de contas, êle continua no PCB ou aderiu ao PPS? Duvido muito que esteja no PCB porque aí seria uma segunda decepção.