segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Bonito, cheiroso e intoxicado!



Já falamos nesse Zumo sobre o The Story of Stuff, um interessante documentário online que faz uma feroz crítica ao consumismo e seus efeitos danosos ao nosso planeta. Agora a história se repete com o The Story of Cosmetics, que questiona o uso de susbtâncias químicas tóxicas na formulação de cosméticos e produtos de higiene do dia a dia.

Esse novo vídeo em flash foi ao ar no último dia 21 de julho e foi criado e dirigido por Annie Leonard que, com seu estilo simples e direto, fala sobre o uso de produtos químicos reconhecidamente tóxicos pela indústria de cosméticos, aparentemente mais interessados nos lucros do que no bem estar de seus consumidores.

Para quem não sabe, nos anos 1930 a indústria química tinha o mesmo prestígio da eletrônica nos dias de hoje. Isso porque dela saíam produtos milagrosos para a época, e que foram capazes de mudar a vida no nosso planeta (literalmente falando). Bons exemplos são o gás freon/CFC (1929) e o DDT (1939), considerado na época um pesticida eficiente, barato e até considerado seguro para o ser humano, ao ponto de ter existido nos anos 1940~50 um drinque chamado Mickey Slim — uma mistura de Gin com DDT que alguns alegam ter o mesmo efeito pirante do absinto.


Continue lendo no Zumo Blog.

Um comentário:

José Elesbán disse...

Annie Leonard e The Story of Cosmetics.