terça-feira, 31 de agosto de 2010

Os judeus do Irã vivem muito melhor do que os palestinos de Gaza

por Mike Whitney [*]

Há 25 mil judeus no Irã. É a maior população judaica no Oriente Médio fora de Israel. Os judeus iranianos não são perseguidos nem sofrem abusos do estado; de fato, estão protegidos sob a constituição iraniana. São livres para praticar sua religião e para votar nas eleições. Não são parados e revistados em checkpoints, não são brutalizados por um exército de ocupação e não estão confinados numa colônia penal densamente povoada (Gaza) onde sejam privados dos meios básicos de subsistência. Os judeus iranianos vivem dignamente e gozam dos benefícios da cidadania.

O presidente iraquiano Mahmoud Ahmadinejad é demonizado pela mídia ocidental. É chamado de anti-semita e de "novo Hitler". Mas se essas alegações fossem verdade, então porque a maioria dos judeus iraquianos votou em Ahmadinejad nas recentes eleições presidenciais? Será possível que a maior parte do que se sabe sobre Ahmadinejad seja baseado apenas em boatos e em propaganda?


Vejam o texto completo em PATRIA LATINA

2 comentários:

José Elesbán disse...

De tudo que se possa dizer sobre Israel e Gaza, certamente não é um campo de prisioneiros, nem se passa fome ali (a analogia melhor é com os antigos guetos judeus na Europa Centro-Oriental no final do século XIX). É mais a questão das humilhações diárias, das dificuldades de ir e vir, e, sim, da opressão de uma força armada sempre pronta a atacar.
Agora o texto é muito didático ao informar como vive a comunidade judaica no Irã.
Pena que termine truncado. Problema de revisão. E nem há comentário lá para alertar...

Anônimo disse...

Me perdoe por "escapar" do tema mas, dias atrás, assistí novamente L'armata Bracaleone - imperdível.

Bisonho, humoradíssimo, crítico e sarcárstico ... e, esta foto foi muito bem escolhida.

Do nome, á foto, parabéns ao cyber boteqeiro.

Inté,
Murilo