quarta-feira, 8 de setembro de 2010

A China continua a retirar suas reservas de títulos do tesouro dos EUA

Durval de Noronha Goyos - 08/09/2010

Milão – A República Popular da China acelerou o ritmo de retirada de suas reservas denominadas em moedas estrangeiras, e estimadas em aproximadamente US$ 2,5 trilhões, não apenas do dólar norte-americano, como dos títulos do tesouro dos EUA (Estados Unidos da América). No primeiro semestre de 2010, a China reduziu sua posição em títulos do tesouro dos EUA em 6%, para um total de US$ 843 bilhões.

A percepção do governo chinês é que a importância relativa do dólar americano decresceu substancialmente após a crise, não apenas pelos fundamentos fracos da economia dos EUA, como também pelo papel mais relevante de outros países em desenvolvimento na economia e nas trocas globais.

O país oriental, desde a crise de 2008, tem procurado movimentar suas reservas para ativos mobiliários que tenham lastro em mercadorias de relevância estratégica para sua economia. Da mesma maneira, a China tem feito investimentos em títulos de outras economias dinâmicas na área do comércio internacional, notadamente na Ásia.

Vejam o texto completo em ÚLTIMA INSTÂNCIA

Nenhum comentário: