quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Começa processo de construção do Centro de Lançamento de Alcântara (MA)

Participam do evento o ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, representantes da Agência Espacial Brasileira (AEB/MCT), os diretores da ACS, Roberto Amaral e Oleksandr Serdyuk, e do Departamento de Ciência e Tecnologia da Aeronáutica (DCTA).

Em solenidade marcada para esta quinta-feira (9/9), às 11h, em Alcântara (MA), será lançada a pedra fundamental das obras de construção do centro de lançamento da binacional brasileiro-ucraniana Alcântara Cyclone Space (ACS)

As autoridades também visitam as obras da nova Torre Móvel de Integração (TMI) e a nova Sala de Controle do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA).

As obras do sítio de lançamento da ACS devem começar ainda este ano. Atualmente, é feita a supressão vegetal nos 500 hectares do terreno que abrigará o complexo espacial. A expectativa da binacional é lançar o primeiro foguete Cyclone-4 em fevereiro de 2012.

Vejam mais detalhes em JORNAL DA CIÊNCIA-SBPC

Um comentário:

Walter Jr. disse...

O "acidente" no centro de lançamento de Alcântara em 2003 até hoje não me sai da cabeça. Havia indícios fortes de sabotagem. Os americanos não simpatizam com iniciativas estrangeiras de desenvolvimento de foguetes, e o Brasil chegava a um patamar tecnológico que os incomodava.