terça-feira, 4 de junho de 2013

"Mulher do vestido vermelho" vira símbolo dos manifestantes turcos

A foto de um policial vestindo máscara de gás espirrando gás lacrimogêneo no rosto de uma jovem ainda não identificada, na praça Taksim, em Istambul, virou símbolo dos manifestantes contrários ao governo islâmico-conservador do premiê Recep Tayyip Erdogan.


Replicada nas redes sociais e em cartazes levados às ruas da Turquia, a imagem da "mulher do vestido vermelho", como ficou conhecida, já é um ícone da onda de protestos.
"Essa foto resume a essência dos protestos. Ela mostra a violência da polícia contra manifestantes pacíficos, pessoas que estão apenas tentando proteger seus valores", afirmou a estudante de matemática Esra, entrevistada pela agência Reuters, durante um protesto.
Várias versões da imagem circulam pelos protestos. Uma das mais replicadas, mostra a manifestante em um tamanho muito maior do que o policial e diz: "quanto mais você espirra o gás, maior ficamos".
Segundo o jornal Hurriyet Daily News, o fotógrafo responsável pela imagem, Osman Orsal, ficou ferido na perna quando trabalhava em um dos protestos em Istambul.

Confira a foto e o restante do texto no UOL Notícias

Nenhum comentário: