terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Capitão América nas entrelinhas de jornais brasileiros

Por que o sujeito americano preso em território cubano é um suposto espião e os sujeitos cubanos presos em território americano são apenas espiões? E mais: por que há menção ao estado de saúde do preso americano, insinuando maus tratos, e nenhum destaque ao estado de saúde dos que estão presos nos Estados Unidos?
Estadão se expressou de forma muito semelhante em seu editorial. Sobre o lado americano: “Além de libertar três cubanos que haviam sido presos por espionagem [...]”; sobre Cuba: “Aceitou entregar dois prisioneiros americanos, também acusados de espionagem”. Pergunto de novo, por que os cubanos foram presos por espionagem e os americanos foram presos acusados de espionagem?
Trata-se de uma estratégia que não pode ser ignorada. Afinal, linguagem é poder. (...)

O Apocalipse adiado

Se fosse possível definir o ano de 2014 em relação à mídia tradicional, pode-se afirmar que as organizações de imprensa dominantes, aquelas que conduzem a pauta institucional e parte relevante da agenda pública, se revelaram como uma mente estranha no corpo social. Desde o primeiro dia do ano, com o país ainda assombrado pelas manifestações que haviam tomado as ruas em 2013, passando pelas previsões catastrofistas para a Copa do Mundo, e concluindo com a eleição presidencial, os jornais de circulação nacional e os principais noticiosos do rádio e da televisão desenharam um quadro de fim de mundo que nunca chegou perto de se tornar realidade.
Olhando-se para trás, vê-se que a sociedade seguiu sua rotina de cuidar da própria vida, enquanto o carnaval da imprensa desfilava suas profecias apocalípticas de empobrecimento do brasileiro. Na terça-feira (23/12), porém, informa-se que o endividamento das famílias é menor do que há um ano, e o comércio está fervendo. No entanto, segundo a pesquisa divulgada na sexta-feira (19), pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, os jornais têm credibilidade onde são lidos.
Onde, então, está a incongruência?
A resposta é simples e preocupante: a imprensa, vista como o conjunto de mídias tradicionais empacotadas em marcas conhecidas como Globo, Abril, Estado e Folha, construiu um ecossistema à parte, que funciona numa dimensão paralela à da sociedade. Esse conjunto fala diretamente às instituições, e através delas tenta se impor ao campo social, também chamado de espaço público.
Mas nem sempre isso acontece. Nos últimos anos, a mídia hegemônica tem se comportado como um poder paralelo que se arvora em representante da sociedade. Sua ação, em vez de integrar, rompe as ligações entre a sociedade e as instituições democráticas que a representam.
Talvez 2014 tenha marcado mais claramente o esgarçamento dessa relação entre o todo social e suas representações institucionais; a mídia tradicional pode, então, ser vista isoladamente como um corpo estranho a ambos os campos que, no entanto, só faz sentido se for reconhecido como parte integradora dos dois universos. Em condições ideais, em nome da sociedade a imprensa faz a crítica das instituições, e em nome das instituições a imprensa adverte a sociedade.

MP faz “sigilo total” para a Presidente e “bundalelê” com a mídia?

A presidente Dilma Rousseff, em café da manhã com os jornalistas da imprensa oposicionista, disse que, ao escolher ministros consultará a Procuradoria Geral da República para saber se contra aqueles que pensa indicar pesa alguma acusação.
Uma atitude, portanto, de evidente respeito pela autoridade do Ministério Público e de zelo pela insuspeição com que deve ser administrada a República.
Dilma não disse que ia perguntar o que pesa sobre quem, em que circunstâncias. Apenas – e com humilde respeito à instituição – se há algum óbice, mesmo que seja uma simples denúncia.
Mas Josias de Souza, do UOL, já antecipa o que teria sido a manifestação do procurador Janot:  que “a lei proíbe os membros do Ministério Público de prestarem consultoria” e que Rodrigo Janot “não compartilhará informações contidas em processos que correm sob segredo judicial”.
Esperemos que se trate apenas de uma das muitas intrigas que se procura fazer entre Dilma e Janot.
Porque estaríamos vivendo o “non-sense” de uma instituição da República, o MP, reagindo desta forma a uma manifestação de apreço de outra – a Presidência da República.
E agindo com absoluta leniência com os vazamentos a granel de seus integrantes das mesmas “informações contidas em processos que correm sob segredo de justiça”.

Confira no Tijolaço, via Jornal GGN.

‘Mídia corporativa é a essência do poder’

A grande imprensa, coordenada desde Miami pela Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP), por via das associações nacionais, como a ANJ – e, de maneira similar, no setor de rádio e televisão (no Brasil, a Abert) – é um instrumento (hoje, o principal) de dominação multinacional, o que determina sua oposição radical ao nacionalismo, ao desenvolvimento econômico autônomo e à integração regional que esses governos patrocinam. Isto se consolidou historicamente com a penetração continental da indústria estrangeira da informação (gravadoras de música, distribuidoras de filmes etc.), a partir da década de 1950, e com a orientação empresarial das agências de publicidade, em cuja direção (e na filosofia de trabalho) se concentra a visão mais cínica e reacionária da sociedade – haja visto o papel que tiveram, em fatos ainda recentes no Brasil, expoentes do setor, como Ênio Mainardi ou Ivan Hassolocker, o dirigente do Ibad que ajudou a articular o golpe de 1964.
Impermeável às identidades nacionais, a retórica publicitária vende cosmopolitismo, individualismo, racismo, hedonismo, superficialidade, imoralidade que sequer se assume e, sempre que possível, cultura global amorfa, sem história e sem pátria. Seu discurso é o da irresponsabilidade, da auto-complacência e do escapismo. É tão enraizado isso que dificilmente se imagina como poderia ser diferente.

Confira a entrevista de Nilson Lage, no Observatório da Imprensa

O veneno da edição da entrevista de Venina

A edição é venenosa à sua maneira. A Globo, para se preservar, não grita como a Veja. Só que cuida de despejar sobre sua audiência o mesmo tipo de veneno, apenas mais sutilmente, mas com o mesmo resultado e com a mesma finalidade.
O veneno não estava em Venina. Ela está contando sua história, e cabe averiguar.
A maldade estava na maneira como Venina foi usada.
Dilma, no final, é citada – pela Globo. Numa tentativa de desmoralizá-la, a Globo diz que Dilma afirmou que não existe uma “crise de corrupção”.
No meio de uma entrevista que trata exatamente de corrupção, a frase de Dilma parece o triunfo do cinismo.
Mas o cinismo é da Globo. É mais uma tentativa, como Roberto Marinho fez tantas vezes primeiro contra Getúlio e depois contra Jango, de rotular como corruptos regimes que não garantem a manutenção de mamatas e privilégios a um pequeno grupo.

Confira o texto de Paulo Nogueira, no Diário do Centro do Mundo

A direita perplexa e a esquerda indignada

Há um problema de origem na nova gestão.
Não se trata do fato de Dilma ter obtido sua vitória com menos de 3% de vantagem.
Mesmo que tivesse ganhado por um voto, estaria legitimamente eleita. Jogo democrático é assim. Leva quem tem mais sufrágios.
Seu vício de origem é que parte significativa de sua base social, o proletariado urbano, se dividiu. Metade votou nela e metade em Aécio.
A tarefa de qualquer líder com um pouco de política na cabeça seria recompor sua base. Anunciar ações de impacto para atrair de volta os que se afastaram.
Dilma faz o contrário. (...)

Confira o texto de Gilberto Maringoni, no Diário do Centro do Mundo

Alguns militares ainda se orgulham da tortura, diz escritor sobre DOI-Codi

Mais de cinquenta anos depois do golpe, há militares que ainda se orgulham das torturas realizadas durante o regime, disse o escritor Marcelo Godoy, em entrevista à DW Brasil.
O jornalista acaba de lançar o livro A Casa da Vovó, fruto de mais de dez anos de pesquisa sobre o DOI-Codi em São Paulo, um dos principais centros de tortura do regime. Subordinado ao Exército, o órgão de inteligência e repressão política foi criado em 1969 – a princípio com o nome Oban (Operação Bandeirantes).

Escravas sexuais do Estado Islâmico tentam suicídio no Iraque

apturadas pelo grupo Estado Islâmico (EI) no Iraque, mulheres e meninas da minoria yazidi preferem se suicidar, ou tentar o suicídio, antes de serem transformadas em escravas sexuais dos jihadistas - denunciou a Anistia Internacional em nota divulgada nesta terça-feira.

A minoria yazidi, considerada herege pelos jihadistas do EI, é vítima das atrocidades cometidas por esses extremistas sunitas. Este ano, o EI se apoderou de amplas faixas de território no norte do Iraque, incluindo a região de Sinjar, povoada pelos yazidis.


Confira no Correio do Povo

segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Dilma tinha razão ao temer a cartelização das concessões

Um dos grandes embates de Dilma Rousseff foi a tentativa de fixação de um teto da TIR (Taxa Interna de Retorno) nos leilões de concessões públicas. Desde as mudanças no modelo de energia, ela ainda Ministra de Minas e Energia, mostrava preocupação em reduzir o chamado custo Brasil.
Um dos grandes problemas de competitividade eram justamente as tarifas públicas totalmente liberadas nos períodos anteriores.
Na sua primeira experiência em concessões rodoviárias, Dilma definiu tetos para a TIR. Foi bem sucedida, com a entrada de concorrentes espanhóis.
Nos movimentos seguintes, o modelo empacou. As empreiteiras refugaram e criou-se o impasse. Havia indícios de acerto entre elas, boicotando os leilões para forçar a uma mudança de modelo. Acabou sendo vitoriosa a tese de que se deixasse a TIR liberada, a competição se incumbiria de reduzir as tarifas.

Com a Lava Jato explicitando de maneira inédita o cartel das empreiteiras, fica claro que Dilma tinha razão.
Leia mais no Blog do Luís Nassif

Idosa conclui curso de direito aos 94 anos

Aos 4 anos de idade, ela já estava alfabetizada. Aprendeu a ler e escrever em casa, com uma carta do ABC, estimulada pelo pai, farmacêutico apaixonado pela leitura. Com 57 anos, casada e mãe de seis filhos, formou-se em farmácia, na Universidade Federal de Pernambuco. Mas o sonho mesmo era ser advogada. Tanto que, agora, aos 94 anos, Lindaura Cavalcanti de Arruda concluiu a segunda graduação: o curso de direito, na Faculdade de Ciências Humanas de Pernambuco. Disposta, ela não pensa em parar de estudar. Planeja fazer pós-graduação no próximo ano. Segunda-feira passada ela recebeu homenagem da Academia Pernambucana de Letras Jurídicas.


Confira no Jornal do Comércio pernambucano

Infanta Cristina será julgada em processo inédito na Espanha

A infanta Cristina, irmã do rei Felipe VI da Espanha, sentará no banco dos réus por dois delitos fiscais, ao lado do marido Iñaki Urdangarín, em um caso de corrupção que abala a monarquia espanhola desde 2010.

O juiz José Castro determinou a abertura de julgamento oral "contra 17 pessoas, entre elas a infanta Cristina, como cooperadora em dois delitos contra a Fazenda Pública" cometidos por seu marido, informou o Tribunal Superior de Justiça de Baleares em um comunicado.


Reprodução do Correio do Povo

Justiça catalã aceita denúncias contra presidente separatista

O Superior Tribunal de Justiça da Catalunha (TSJC) decidiu aceitar as denúncias de desobediência contra o presidente regional catalão, Artur Mas, pela organização em 9 de novembro de uma consulta simbólica sobre a independência dessa região espanhola.

As denúncias admitidas são contra Mas, a vice-presidente do governo regional, Joana Ortega, e a conselheira da Educação, Irene Rigau. No total, 2.344.828 pessoas participaram da polêmica votação sem valor legal e quase 1,9 milhão de pessoas votou a favor da independência.


Confira no Correio do Povo

Paquistão pretende executar 500 condenados nas próximas semanas

O governo do Paquistão pretende executar 500 condenados à morte nas próximas semanas, anunciou o ministério do Interior, uma semana depois do ataque talibã que matou 149 pessoas, incluindo 133 estudantes, em Peshawar, noroeste do país.

Depois do massacre, Islamabad suspendeu a moratória, que estava em vigor desde 2008, sobre a aplicação da pena capital e anunciou a retomada das execuções dos condenados por terrorismo. Seis condenados à morte por casos de terrorismo já foram executados.


Leia mais no Correio do Povo

Ganhar eleição, não ganha, mas censurar é com ele: a nova investida de Aécio sobre o Twitter

Aécio volta a atacar numa área em que é especialista: a intimidação. A Justiça de São Paulo determinou a quebra dos sigilos cadastrais de 20 usuários do Twitter que teriam vinculado seu nome a crimes como o uso de drogas.
Com a decisão, seus advogados poderão processar cada um deles. É o desdobramento de um pedido feito ainda durante a campanha, quando requisitou-se o cadastro de 66 perfis da rede, entre eles o DCM.
A equipe jurídica do candidato acabou chegando, num primeiro momento, a 55. Foi então determinado que o Twitter repassasse os dados para o tribunal, com a ressalva de que nada fosse entregue aos advogados de Aécio até a análise do conteúdo. Trinta e cinco foram isentados pelo magistrado. As duas dezenas de “acusados” estão aqui.

Fernando Rodrigues precisa explicar suas contas

O jornalista Fernando Rodrigues, que conheci quando ainda era trotskista lá no campus da Universidade Metodista, tem desempenhado há alguns anos o papel de setorista pra questões do financiamento da mídia independente na Folha de S. Paulo, de onde, consta, foi recentemente demitido. De tempos em tempos ele busca, com informações levantadas no governo federal, prejudicar veículos que têm tido um papel importante na oxigenação do ambiente midiático. E atira na política de pulverização das verbas publicitárias, como se defendesse com isso o interesse democrático. Na prática, apenas faz o jogo dos donos da mídia tradicional.


Confira no Blog do Rovai.

O grito idiota de “Vai pra Cuba” foi para o espaço com a reaproximação de Obama

O grito de guerra “Vai pra Cuba” foi ferido de morte na tarde de quarta feira, 17 de dezembro.
Num pronunciamento, Obama anunciou medidas para normalizar as relações diplomáticas entre Estados Unidos e Cuba mais de 50 anos depois da ruptura.
Parte do acordo incluiu uma troca de prisioneiros: os cubanos libertaram Alan Gross, preso há cinco anos por espionagem, e um agente cujo nome não foi revelado. Os americanos soltaram três cubanos.
“O isolamento não funcionou”, disse Obama. “Está na hora de uma nova abordagem”.


Como o governo do PT banca a pior mídia do planeta

O recente levantamento publicado pela “Folha de S.Paulo” sobre despesas de publicidade do governo federal, nos últimos 14 anos, 12 dos quais sob o comando do PT, é, ao mesmo tempo, um espanto estatístico e um desalento político.


Foram 15,7 bilhões de reais despejados, prioritariamente, em veículos de comunicação moralmente falidos e explicitamente a serviço das forças do atraso e da reação. Quando não, do golpe.
O mais incrível é que 10 entre 10 colunistas cães de guarda da mídia não perdem a chance de abrir a bocarra para, na maior cara de pau, acusar blogueiros de receber dinheiro do governo para falar bem do PT.
Ainda que fosse verdade (99% dos blogueiros não recebem um centavo de ninguém), ainda assim, não seria injusto.
Isso porque somente a Globo recebeu 5 bilhões de reais dos cofres públicos para, basicamente, falar mal do PT. Nada menos que 1/3 de todo dinheiro gasto com publicidade pelo governo federal.

Raúl Castro recebe agentes cubanos libertados pelos EUA

O presidente de Cuba, Raúl Castro, recebeu nessa quarta-feira, em Havana, os três agentes cubanos libertados pelos Estados Unidos: Antonio Guerrero, Gerardo Hernández e Ramón Labañino. Vestido com seu uniforme de general, Castro abraçou várias vezes os três agentes em sua chegada a Havana e disse: "orgulhosos de vocês pela resistência que mostraram, pelo valor e pelo exemplo que representam para todos".

"General, estamos ainda emocionados, as palavras não saem, mas os agradecimentos sobram", disse o agente Hernández, formado em Relações Internacionais e que cumpria duas penas de prisão perpétua há mais de 15 anos. "Diga ao comandante (Fidel Castro) que estamos aqui para seguir fazendo o que for preciso", afirmou Guerrero, um engenheiro que cumpria pena de 22 anos.


Confira no Correio do Povo

quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Obama e Raúl Castro anunciam retomada das relações de Cuba e EUA

Os presidentes Barack Obama e Raúl Castro anunciaram nesta quarta-feira (17) o restabelecimento das relações dos Estados Unidos e Cuba. O embargo comercial ao país caribenho, no entanto, permanecerá.


Leia mais no G1

PT e PSDB no Juízo Final


Oposição e situação copiam-se em quase tudo. Há alguns dias, O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), correu em defesa do presidente da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), Mário Bandeira, indiciado pela Polícia Federal na investigação sobre o cartel de empresas que se apossou das licitações de trens em São Paulo, entre 1998 e 2008, sob as barbas tucanas. Alckmin rasgou-se em elogios ao cidadão alvejado pela PF considerando-o “extremamente respeitado”. Afirmou que a administração estadual pretende analisar os documentos da devassa policial “para não fazer injustiça”.
Essa prudência os tucanos não têm quando se trata do petismo.
Depois dessa manifestação orgulhosa do governador paulista, o petismo respondeu na mesma moeda. O líder do PT na Câmara, deputado Vicentinho, defendeu a presidente da Petrobras, a atolada Graça Foster: “Mulher séria, honesta e competente”. Vicentinho agigantou-se: “A presidenta Graça Foster, quando prestou depoimentos no Congresso, me transmitiu muita sinceridade. Eu acredito muito nela. Não basta uma denúncia na imprensa. Então, é preciso provar em que circunstâncias se deu o fato”. Essa prudência toda os petistas não têm quando se trata da oposição, especialmente diante dos rolos do tucanato.

segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Al-Qaeda assume o controle de importante base militar na Síria

A Frente al-Nusra, braço sírio da Al-Qaeda, assumiu nesta segunda-feira o controle de uma importante base do exército na província de Idleb (noroeste), após uma ofensiva de 24 horas, informou o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).

O grupo, apoiado pela brigada islamita Jund Al-Aqsa, conseguiu dominar dois pontos de controle e posições da base de Wadi al-Deif, na cidade de Maaret al-Naamane, segundo o OSDH, que tem uma ampla rede de fontes entre ativistas e médicos.

Esta vitória deixa nas mãos da Frente al-Nusra a maior parte da província de Idleb, na fronteira com a Turquia, e representa uma nova demonstração de força da Al-Qaeda.


Confira a notícia da AFP, no UOL

Como as mulheres paquistanesas são punidas por se apaixonarem

Em um país que luta para preservar suas tradições tribais, as mulheres paquistanesas enfrentam a brutalidade – e até a morte – caso se apaixonem pela pessoa errada.

Confira a notícia da BBC Brasil, no UOL

quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

PAC 2 acrescentou 15,9 mil MW ao parque gerador de energia elétrica

O segundo ciclo do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) já desembolsou aproximadamente R$ 1 trilhão, conforme balanço divulgado nesta quinta-feira sobre os quatro anos de programa. Deste total, R$ 253,3 bilhões tiveram como destino ações de geração de energia elétrica, petróleo e gás natural. Foram agregados mais 15,9 mil megawatts (MW) ao parque gerador do país, sendo 5.708 MW apenas em 2014.


Confira no Correio do Povo

Google News fechará na Espanha em 16 de dezembro

 Google anunciou que fechará no dia 16 de dezembro seu serviço de notícias Google News na Espanha devido a uma nova lei que o obriga a pagar aos meios de comunicação cujo conteúdo é reproduzido total ou parcialmente. "Esta nova legislação obriga cada publicação espanhola a cobrar os serviços como Google News quando mostra mesmo que seja um trecho muito pequeno", explicou escreveu o diretor do Google News, Richard Gingras, em uma mensagem publicada na quarta em um dos blogs oficiais da empresa. "Já que o Google News não ganha dinheiro (não mostramos publicidade no site), este novo enfoque simplesmente não é sustentável", argumentou.


Confira no Correio do Povo

Abates de frangos e de suínos batem recordes no 3º trimestre, segundo IBGE

O Brasil abateu 1,419 bilhão de frangos no terceiro trimestre de 2014, uma alta de 2,7% em relação ao terceiro trimestre do ano passado, informou nesta quinta-feira,  o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado interrompeu uma sequência negativa de três trimestres e estabeleceu um novo recorde desde que a pesquisa foi criada, em 1997. Em relação ao segundo trimestre deste ano, o abate de frangos cresceu 6,7%.

(...)

De acordo com o IBGE, o Brasil abateu 9,641 milhões de suínos no terceiro trimestre do ano, uma alta de 3,0% em relação a igual período de 2013. Foi o melhor resultado para um terceiro trimestre em toda a série histórica da pesquisa, criada em 1997, estabelecendo um recorde para o período. Já na comparação com segundo trimestre de 2014, o aumento nos abates foi de 5,1%.


Leia a noticia completa no Correio do Povo

Gilmar Mendes pode livrar Daniel Dantas novamente

 Hoje passou praticamente despercebido dos analistas políticos o início do julgamento de Daniel Dantas na Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal.
O julgamento de hoje se refere à legalidade ou não da apreensão dos famosos discos rígidos e de computadores encontrados na sede do Banco Opportunity, no Rio de Janeiro, em outubro de 2004.
Essa diligência ocorreu no âmbito da Operação Chacal e deu início a também famosa Operação Satiagraha, sob os cuidados do Delegado Protógenes, em 2008.
Gilmar Mendes concedeu dois Habeas Corpus em velocidade supersônica, em 2008, para livrar a cara do banqueiro condenado. E hoje, mais uma vez, livrou a cara de Daniel Dantas ao votar pela ilegalidade das diligências feitas em 2004.
O julgamento foi interrompido a partir de um pedido de vistas da Ministra Carmen Lúcia.

Confira no Jornal GGN

O dia em que Rodrigo Janot piscou

Bastou uma nota nitidamente provocadora da Veja, e uma reportagem-ameaça  da IstoÉ para Janot desabar, sair dando entrevistas e explicações a torto e a direito, passando recibo sobre quem é o poder ao qual  se submete.  São jogadas manjadíssimas, nas quais embarcou.
O julgamento da AP470, o imobilismo do MPF em relação à CMPI de Cachoeira explicitaram claramente os pontos forte e fraco do MPF. Como ponto forte, a absoluta independência em relação ao Executivo. Como ponto fraco, a absoluta subserviência em relação à mídia, a ponto de provas contundentes de aliança da Veja com o crime organizado não ter merecido uma representação sequer.
Qual a lógica de sugerir ao governo a demissão de toda a diretoria da Petrobras, mesmo com a ressalva de que não se deve fazer pré-julgamentos? Simples: dar satisfações à IstoÉ (!!!!!).
É uma inacreditável prova de fraqueza.

Confira o Blog do Luís Nassif

Até quando o Congresso Nacional vai aturar o escárnio de Jair Bolsonaro?

Jair Bolsonaro é uma besta-fera, mas está longe de ser uma besta-quadrada.
Ele, mais do que ninguém, percebeu que o cheiro da farda ainda faz boa parte da classe política brasileira sujar as calças e, por isso mesmo, comporta-se no Congresso Nacional como um cachorro louco a quem ninguém ousa chamar atenção.
Bolsonaro faz política rangendo os dentes e cuspindo ódio diante de uma plateia anestesiada e incapaz de reagir, mesmo quando, como agora, ofende uma colega parlamentar com insinuações de estupro.

Leia o texto no Diário do Centro do Mundo

EXCLUSIVO: como a Globo conseguiu renovar a concessão apesar de dever ao Fisco

Em 2007, ano em que o processo de sonegação da Globo foi subtraído da Delegacia da Receita Federal em Ipanema, Rio de Janeiro, a emissora teve as cinco principais concessões do grupo vencidas – São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Brasília e Distrito Federal.
A Globo tinha sido autuada por crime contra a ordem tributária, por deixar de recolher o imposto de renda relativo à compra do direito de transmissão da Copa do Mundo de 2002. Seu débito, incluindo juros e multa, era à época de 615 milhões de reais.
Apesar de devedora, a TV Globo teve as cinco concessões renovadas por um período de quinze anos (até 2022), conforme os processos 53000.020701/2007 (São Paulo), 53000.020700/2007 (Rio de Janeiro), 53000.020703 (Recife), 53000.020702/2007 (Brasília) e 53000.020704/2007 (Belo Horizonte).

Maria do Rosário mostra indignação por "palavras de tortura" de Bolsonaro

A ex-ministra dos Direitos Humanos e deputada Maria do Rosário (PT-RS) reagiu com indignação à declaração de seu colega Jair Bolsonaro (PR-RJ), que disse nesta terça-feira que só não a estupraria porque ela não merecia. "Já fui agredida além da conta. Não aceitarei palavras que ele usava em algum lugar da tortura, porque essas ameaças são típicas de quem fala em tortura. Não aceito que isso seja dito contra mim ou contra qualquer mulher", afirmou durante intervalo da reunião da bancada do PT na Câmara.


Leia mais no Correio do Povo

terça-feira, 9 de dezembro de 2014

CPTM: Alckmin se diz “vítima” de ação pela qual também é responsável

A reportagem referia-se ao fraudulento aditivo do contrato 00/95 celebrado entre Cofesbra  – o Consórcio Ferroviário Espanhol-Brasileiro, integrado pela Alstom Brasil, Bombardier e CAF Brasil e respectivas matrizes –, e CPTM — Companhia Paulista de Trens Metropolitanos.  Ele visava à compra de 12 trens por R$ 223,5 milhões.


Confira no Vi o Mundo

Bolsonaro repete que não estupra deputada porque ela 'não merece'


Maria do Rosário (PT-RS) fez discurso na tribuna com críticas à ditadura. 
Militar da reserva, deputado do PP-RJ reagiu e ofendeu ex-ministra.


Os aloprados que gritam “Vai pra Cuba” podem pedir dicas para a poderosa irmã de Aécio — que foi e curtiu

A multidinha que invadiu as galerias do Congresso para gritar o clássico “Vai pra Cuba” do fundo de seus pulmões pode pedir à irmã de Aécio Neves informações sobre a ilha.
Andrea, a poderosa irmã do senador, seu braço direito, conselheira, confidente e coordenadora de campanha, esteve no país em 2013, como relata em seu blog. Portanto, em pleno auge do regime bolivariano brasileiro, pouco antes de Aécio se candidatar. Pouco depois ele perderia e viraria uma espécie de heroi macunaímico dos aloprados que têm certeza absoluta de que vivemos uma ditadura comunista.
O que pensariam os fascistas das visitas de Andrea? Seriam capazes de perdoá-la? Ou ela seria considerada uma traidora? E ao senador? Seria ele culpado por tabela? Deveria ter proibido a mana de embarcar naquele avião maldito rumo ao reduto vermelho maldito?

A má fé obtusa com que o Globo noticiou o apartamento de Lula


Lula não é Mujica, sabemos todos.
Mas quem é (como Mujica)? Francisco, o papa. E vamos parando por aí.
Isto posto, é absolutamente canalha o destaque dado pelo Globo à informação de que Lula tem um tríplex no Guarujá.
É o tipo de coisa que, editada desonestamente, só serve para alimentar a ignorância estridente dos analfabetos políticos de direita.
Vamos começar pelo seguinte: Lula tem condições para comprar um apartamento avaliado em 1,5 milhão de reais?
Ora, Lula é um dos palestrantes mais bem remunerados do mundo. Palestras de estrelas do circuito mundial giram em torno de 100 mil dólares.
(...)
Muito mais estranho, para ficar em imóveis e na Globo, foi a notícia de que a apresentadora Patrícia Poeta estava comprando, aos 38 anos, um apartamento 15 vezes mais caro na avenida Atlântica, no Rio.
Ainda no campo imobiliário, por que o apartamento de Lula é notícia, para o Globo, e o de Joaquim Barbosa em Miami não?

Anistia Internacional denuncia violência contra ativistas na América Latina



A Anistia Internacional (AI) denunciou nesta terça-feira o aumento da violência contra ativistas de direitos humanos na América Latina e exigiu dos governos que tomem medidas para garantir a sua proteção. No relatório Defender os Direitos Humanos nas Américas: Necessário, Legítimo e Perigoso, a organização registra ataques, repressão e intimidação dos ativistas, "que são constantemente perseguidos e atacados em represália ao seu trabalho", segundo a diretora da AI para o Continente Americano, Erika Guevara. "Em vários países temos visto um aumento preocupante e vergonhoso da violência e repressão pelo mero ato de defender os direitos humanos e a justiça", declarou Erika.
Confira no Correio do Povo

Por causa de crônica, jornalista é condenado a pagar R$ 30 mil a desembargador

Depois de ter sido condenado a sete meses e 16 dias de prisão por injúria por causa do texto ficcional "Eu, o coronel em mim", o jornalista Cristian Góes deverá pagar R$ 30 mil de indenização ao desembargador Edson Ulisses, vice-presidente do Tribunal de Justiça de Sergipe. A decisão é do juiz Aldo de Albuquerque Mello, da 7ª Vara Cível de Aracaju, que considerou, inclusive, que o valor é "ínfimo em relação à gravidade da conduta".
Escrita em maio de 2012, a crônica é uma confissão em primeira pessoa, em que o personagem imaginário se vê obrigado a lidar com questões democráticas. De acordo com o juiz Mello, quando o jornalista escreveu “jagunço das leis”, não apenas se referiu diretamente a Edson Ulisses, mas ao cargo de desembargador e a “todo Poder Judiciário”.

Confira no Comunique-se

segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Refinaria Abreu e Lima começa a produzir derivados de petróleo

A Petrobras começou a produzir derivados de petróleo na Refinaria Abreu e Lima (Rnest), unidade construída em Ipojuca, na Região Metropolitana do Recife (RMR), e que é alvo da Operação Lava Jato, que investiga o desvio de dinheiros na estatal. O processamento da primeira carga de petróleo na Unidade de Destilação Atmosférica (UDA) da refinaria gerou gás liquefeito de petróleo (GLP), nafta, diesel e resíduo atmosférico (RAT) – insumo para a unidade de coqueamento retardado.
Os produtos foram armazenados em tanques e esferas na própria Rnest. Também foi produzido gás combustível, que será utilizado na própria Refinaria Abreu e Lima. O principal objetivo da unidade é gerar 26 mil metros cúbicos óleo diesel, para completar a oferta do produto no mercado brasileiro.

Leia mais no Blog do Jamildo.

Apenas 54,3% dos jovens concluíram ensino médio até 19 anos em 2013

Levantamento divulgado nesta segunda-feira pelo movimento Todos pela Educação mostra que, em 2013, apenas 54,3% dos jovens brasileiros conseguiram concluir o ensino médio até os 19 anos. O indicador foi calculado com base nos resultados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad) 2013. O índice, no entanto, vem apresentando melhora ao longo dos anos. Em 2007, 46,6% dos jovens concluíram o ensino médio até os 19 anos. Em 2009, foram 51,6% e, em 2012, 53%.


Leia mais no Correio do Povo

domingo, 7 de dezembro de 2014

Oposição derrotada parte para o vale tudo contra Dilma

É como se Aécio Neves dissesse para Dilma Rousseff, ao final desta opera bufa em que encarna Carlos Lacerda à beira de um ataque de nervos: "Tudo bem, eu perdi a eleição, não vou ser mais presidente, mas você também não vai governar. Nós não deixaremos".
Vai ficando mais claro a cada dia que o objetivo real da oposição é um só: criar o clima e as condições necessárias para que a presidente reeleita Dilma Rousseff não assuma o segundo mandato e, se isso acontecer, impedi-la de governar o país pelos próximos quatro anos.


Confira no Balaio do Kotscho

quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Reino Unido vai saldar dívidas da I Guerra Mundial

O Reino Unido finalmente vai saldar todas as dívidas da Primeira Guerra Mundial, quase 1,9 bilhão de libras (três bilhões de dólares), anunciou nesta quarta-feira o ministro das Finanças, George Osborne. Também liquidará bônus do século XVIII, do período da explosão em 1720 da bolha especulativa criada pela Companhia dos Mares do Sul, que deixou enormes dívidas.


Confira no Correio do Povo

terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Sem o fim do financiamento privado de campanhas todo combate à corrupção vai fracassar

Você quer combater de verdade a corrupção?
Então leve a sério a frase do delator Costa pronunciada hoje na CPI da Petrobras. “Isso aconteceu em todos os governos. Todos!”
“Isso” são os sistemas de propinas utilizados para irrigar políticos e partidos.
Você quer fingir que combate a sonegação?
Então faça o seguinte: finja que tudo de ruim aconteceu depois da chegada do PT ao poder.
Na primeira opção, você estará combatendo o bom combate. Na segunda, estará fazendo demagogia barata.
É isso, demagogia barata, que vem fazendo figuras como FHC, Aécio e Gilmar Mendes.
Eles não contribuem em nada para o avanço do país.
É o oposto disso que vêm fazendo figuras como Luciana Genro e Ivan Valente ao se bater pelo fim do financiamento de campanhas por empresas privadas.

Todo mundo precisa beber 2 litros de água por dia?

Cerca de 60% do nosso corpo é composto por água. Esse líquido precioso é fundamental para manter o sangue em circulação, controlar a temperatura e permitir inúmeras reações químicas que ocorrem a todo instante no organismo. Em dias normais, perdemos aproximadamente 2,5 litros pela respiração, pela urina, pelo suor e, em menor escala, pelas fezes. Claro que no verão ou após uma atividade física intensa, a perda pode ser maior.

Felizmente, ninguém precisa fazer cálculo para descobrir quanto de água deve ingerir por dia. Temos um mecanismo de controle dos mais sábios para executar essa tarefa: a sede. Por isso, vale a pena confiar mais nela do que nas pessoas que recomendam a ingestão de pelo menos dois litros de água todos os dias, mesmo contra a vontade.

Continue lendo no UOL Ciência

A história da funcionária da Receita que sumiu com o processo de sonegação da Globo

Quando o processo da Globo desapareceu no posto da Receita Federal em Ipanema, no dia 2 de janeiro de 2007, o Leão teve que se mexer.
Uma sindicância interna pegou um bagrinho, a funcionária pública Cristina Maris Ribeiro da Silva, agente administrativa, o cargo mais modesto da carreira na Receita Federal.
Mas, ao identificar Cristina, topou com um esquema de fraude gigantesco. Por trás do bagrinho, estão tubarões do empresariado brasileiro.
Cristina era dona da senha que abre os portões da sonegação e fecha os olhos do Leão. Literalmente.
Retirar o processo da Globo dos escaninhos da Receita foi a ação mais ousada de Cristina. Mas o que a sindicância apurou é que ela tinha uma intensa atividade criminosa, contra os interesses do Fisco.

sábado, 29 de novembro de 2014

Equador estende asilo de Assange após Suécia manter ordem de prisão contra ele

O governo do Equador ratificou nesta sexta-feira (21/11) a decisão de manter “pelo tempo que for necessário” o asilo diplomático ao fundador do Wikileaks, o australiano Julian Assange, após a decisão da Justiça sueca de manter a ordem de prisão contra ele por supostos delitos sexuais. Assange goza de proteção na embaixada do Equador em Londres desde junho de 2012.


Leia mais no Opera Mundi

EUA mataram 28 civis para cada execução de terrorista com uso de drones nos últimos dez anos

Em cada tentativa de executar um líder terrorista, drones norte-americanos matam pelo menos 28 civis inocentes. Tal proporção ocorreu nos últimos 10 anos nos seguintes países: Afeganistão, Paquistão, Somália e Iêmen, estima o Bureau of Investigative Journalism. As estatísticas foram compiladas pelo Reprieve, um grupo britânico de direitos humanos, que divulgou os dados nesta terça-feira. (25/11).


Confira no Opera Mundi

Estudantes são detidos na Tailândia ao imitar saudação de "Jogos Vorazes"

Três estudantes foram detidos nesta quinta-feira (20) durante a estreia do filme "Jogos Vorazes – A Esperança: Parte 1" na Tailândia, após imitarem a saudação usada pelos personagens do filme como símbolo de rebelião.
Os jovens têm usado o gesto – com três dedos para cima – como forma de demonstrar descontentamento com o golpe militar, ocorrido no país em maio. No filme, o sinal é usado pelos cidadãos do país ficcional Panem para protestarem silenciosamente contra os autoritários do poder vigente.
O governo local proibiu o gesto e uma rede de cinemas de Bangcoc cancelou todas as exibições do terceiro filme da saga após os manifestantes adotarem o sinal como protesto. (...)

Confira no UOL Entretenimento.

CIDH pede fim das leis da anistia na América Latina


A Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) pediu nesta quinta-feira aos países da América Latina que derroguem suas leis de anistia e que abram seus arquivos, fazendo pressão para que se esclareçam as violações de direitos humanos durante as guerras civis e ditaduras nos países da região."O direito à verdade não pode ser cerceado, entre outras formas, por medidas legislativas como as leis de anistia", afirmou a CIDH em um relatório.

 Brasil, Chile e Uruguai, ditaduras até meados ou final da década de oitenta, assim como Guatemala e El Salvador, cenários de violentas guerras civis durante essa década, mantêm vigentes esse tipo de lei, implementadas com o objetivo de impedir que fossem julgadas as violações aos direitos humanos perpetradas por esses regimes autoritários.  "Essas leis de anistia são de grande preocupação para a Comissão na medida em que foram aplicadas para encerrar as investigações", disse à AFP Erick Acuña, especialista em direitos humanos do órgão autônomo da Organização dos Estados Americanos (OEA).
Leia mais no Correio do Povo