domingo, 23 de agosto de 2015

Ala radical do partido Syriza forma novo partido

A ala radical do partido de esquerda grego Syriza anunciou a composição de uma nova sigla política, que se apresentará às eleições antecipadas após a renúncia do primeiro-ministro, Alexis Tsipras, nesta quinta-feira.
Segundo informações da agência de notícias EFE, o partido decorrente da cisão do Syriza se chamará Unidade Popular e formará seu próprio grupo parlamentar com 25 deputados, segundo informações do parlamento grego. A legenda será liderada pelo ex-ministro de Energia, Panayotis Lafazanis, que defende a volta do dracma como moeda nacional e criticou as negociações mantidas entre o governo de Tsipras e os sócios europeus, uma vez que se opõe à aplicação de novos cortes.
O Unidade Popular deriva da corrente radical do Syriza, a Plataforma de Esquerda, que nesta manhã anunciou que apresentará sua própria lista nas quase certas eleições antecipadas gregas, após a renúncia de Tsipras. Além disso, a nova legenda se torna a terceira força política do país, razão pela qual, segundo o procedimento estabelecido pela Constituição, receberá o mandato do presidente da República, Prokopis Pavlopoulos, para compor o governo se a segunda força política não conseguir.

Confira no Jornal GGN.

Um comentário:

José Elesbán disse...

Unidade Popular é cisão do Syriza na Grécia.