sexta-feira, 8 de junho de 2007

"Caparaó": luta armada contra a ditadura

"No Olho do Furacão", de Renato Tapajós e Toni Venturi, e "Hércules 56", de Silvio Da-Rin, são dois exemplos recentes de documentários que revisitam episódios da luta armada contra a ditadura de 1964. "Caparaó" acrescenta outro capítulo importante a essa filmografia, ao iluminar a primeira tentativa de estabelecer um foco de guerrilha durante aquele período.
O diretor Flavio Frederico ("Urbania") localizou e ouviu quase todos os sobreviventes do pequeno grupo de militantes de esquerda que, em agosto de 1966, montou uma precária base de operações na serra do Caparaó, na divisa do Espírito Santo com Minas Gerais.
Em sua maioria, eram ex-militares dispostos a criar ali um fato político que pudesse estimular o enfrentamento do regime nas grandes cidades.
Não deu certo, como se sabe. Enquanto relembram os motivos do fracasso, os entrevistados reavaliam suas ações, fornecendo detalhes sobre a participação de Leonel Brizola e Fidel Castro.
A convicção de que agiram em nome da consciência entra em choque com os depoimentos de policiais e militares que desbarataram o foco guerrilheiro. Embora dê voz a todos, "Caparaó" não esconde por quem tem simpatia. (Por Sérgio Rizzo, da FSP).

Nenhum comentário: