terça-feira, 17 de julho de 2007

A igreja pede perdão

A pedofilia não é um problema só da Igreja Católica, e outras instituições precisam reconhecer e combater tal "perversidade" em suas fileiras, disse o Vaticano na terça-feira (17), um dia depois de uma corte de justiça dos EUA confirmar o pagamento de cerca de R$ 1,2 bilhão a vítimas de abusos sexuais por parte de sacerdotes.

O padre Federico Lombardi, porta-voz da Santa Sé, disse também que o acordo entre a arquidiocese de Los Angeles e vítimas de abusos sexuais, envolvendo o valor recorde de mais de US$ 600 milhões, é uma tentativa de "fechar um capítulo doloroso e olhar para frente."
"A Igreja está acima de tudo claramente machucada pelo sofrimento das vítimas e de suas famílias, pelas profundas feridas causadas pelo grave e indesculpável comportamento de alguns de seus membros", disse Lombardi.
"O problema do abuso da infância e da sua proteção adequada certamente não diz respeito apenas à Igreja, mas também a outras instituições, e é correto que estas tomem as decisões necessárias também", afirmou o padre, segundo quem a Igreja pretende ser "um protagonista na luta contra a pedofilia". Aqui no G1 a notícia completa.

Nenhum comentário: