domingo, 5 de agosto de 2007

Entrevista com Daniela Bertocchi

Entrevista com Daniela Bertocchi sobre webjornalismo e jornalismo participativo ou colaborativo, pescado do blog O Jornalismo Morreu. Alguns trechos:
No Intermezzo, você está fazendo um acompanhamento a respeito da cobertura midiática sobre o desastre com o airbus da TAM. E os portais agora enveredaram pelo o que seus produtores de conteúdo acreditam que seja Jornalismo Colaborativo. Em várias listas de discussão, a fotomontagem que UOL não notou e publicou, no esquema de conteúdo colaborativo, tem sido foco de críticas e acirrados embates. A pergunta é: a partir das análises desta cobertura, o que falta para os produtores de conteúdo realmente lidarem com o Jornalismo Colaborativo ?
(...)
Do leitor online, esperamos uma cooperação em três níveis: 1) interpretativa (isso ocorre com qualquer tipo de leitor, seja de romance ou telenovela), 2) exploratória (clicar no mouse, navegar) e 3) intervencionista (interferir, participar, colaborador, ser co-autor).
Relativamente ao item 3, que mais importa aqui nesta discussão, sabemos que no ciberespaço jornalista e leitor poderiam trabalhar juntos para o bem comunicar uma história.

Leia a entrevista na íntegra AQUI.

Um comentário:

Cé S. disse...

Bem interessante.