quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Madeireiros fazem cerco a ativistas do Greenpeace no Pará

Centenas de moradores de uma pequena cidade no Pará, incluindo dezenas de madeireiros com caminhões, carros e motos, fizeram nesta quarta-feira um cerco a oito ativistas do Greenpeace na sede local do Ibama, a 700 km sudoeste de Altamira.

"A situação está muito tensa", disse André Muggiati, do grupo ambiental, por telefone de Manaus. "Nossa equipe não pode sair porque não há segurança."

A polícia de Altamira não atendeu aos telefonemas para falar do caso.

Os madeireiros exigem que o Greenpeace deixe para trás um tronco de árvore de 13 metros que estava levando para uma exposição sobre o aquecimento global em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Cerca de 30 madeireiros no povoado de Castelo dos Sonhos, município de Altamira, bloquearam o comboio do Greenpeace na terça-feira com dois caminhões, obrigando os ambientalistas a buscar refúgio no escritório do Ibama.

O incidente, o segundo em quase dois meses relacionado ao Greenpeace na Amazônia, destaca a violência que costuma marcar conflitos em torno dos recursos naturais, envolvendo proprietários de terra e madeireiros de um lado e agricultores e índios do outro.

PARA LER MAIS, CLIQUE NO TÍTULO DESTA.

Nenhum comentário: