quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Yanomami pede que convenção da OIT seja ratificada

O líder yanomami Davi Yanomami entregou hoje uma carta ao governo de Londres na qual pede que ratifique a Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT) sobre os povos indígenas. Na carta, depositada no número 10 de Downing Street, residência oficial do primeiro-ministro do Reino Unido, Davi afirma que as terras dos ianomami estão "ameaçadas pelos madeireiros, pelos mineiros e pelos fazendeiros".

"Meu povo está sofrendo, e nossa comunidade está constantemente ameaçada. Mas essa lei internacional poderia nos salvar", afirma o líder indígena no documento. "Nosso país (Brasil) assinou a convenção, mas estamos muito tristes porque outros países, como o seu (Reino Unido), não o fizeram. Quantos mais países a ratificarem, mais peso terá no direito internacional", argumenta.

Davi Yanomami diz ter ouvido que Londres se nega a assinar o convenção porque não há povos indígenas no Reino Unido, mas argumenta que "os povos indígenas de outros países podem ser afetados por projetos financiados pela Grã-Bretanha".

Nenhum comentário: