quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

"Hipocrisia na Mídia - Isso Tem que Ter Fim"

LA VIEJA BRUJA:

O que faz com que um certo número de abobados de relações públicas pense que um certo número de jornalistas abobados vestindo camisetas com determinada mensagem em vésperas de feriados irá de algum modo influenciar no comportamento do motorista brasileiro, há anos diariamente bombardeado pelos rebaixados apelos do álcool e da velocidade aliada à potência? O que faz com que tais abobados pensem que haveria alguma relação imediata e quase mágica de causa e efeito entre a verbalização de suas toscas pretensões, em um dia, e o comportamento dos condutores de veículos, em outro? Como estes sujeitos conseguem pensar que tal tipo de problema está sujeito à tal tipo de planejamento de relações públicas, que no final das contas só se preocupa com a imagem pública de seus idealizadores?

Bem, só mesmo visitando faculdades de comunicação social e rodinhas de publicitários e relações públicas para se saber como tais estrategistas pensam e agem. La Vieja já adianta que é preciso ter estômago para suportar a quantidade de chavões, simplificações, reducionismos, achismos e crenças irrefletidas em discussão. De suas pranchetas saem planejamentos brilhantes como o recente "Violência no Trânsito - Isso Tem que Ter Fim", do Grupo RBS. Trata-se mais ou menos de uma espécie de alívio de consciência, algo do tipo: "ufa, ainda bem que existimos para fazer com que as pessoas se dêem conta dos problemas do trânsito. Deveriam ser eternamente gratos por nossa perspicácia. Agora vamos todos para casa esperar pelas estatísticas, pois a mensagem está dada. Fizemos nossa parte".

Os raciocínios de relações públicas e de publicitários são de uma tosquice ímpar. Mais toscos, só os jornalistas de se prestam a vestir as camisetas criadas pelo brilhantismo intelectual de seus colegas.

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