quarta-feira, 31 de dezembro de 2008
Egito cancela festa de ano-novo em solidariedade a Gaza
Cairo - O Ministério da Cultura do Egito cancelou as celebrações oficiais do ano-novo em solidariedade aos palestinos durante o ataque de Israel à Faixa de Gaza. O ministério informou que os eventos patrocinados pelo Estado, incluindo um concerto popular na Opera House, foi suspenso por causa das ofensivas a Gaza.
O Ministério da Informação também cancelou seu principal evento, um concerto do famoso cantor libanês Assi Hilani. As imagens de destruição e morte em Gaza causaram revolta no mundo árabe e outros países da Arábia suspenderam suas celebrações de fim de ano. O Egito tem sido particularmente criticado na região por suposta cumplicidade nos ataques que mataram cerca de 374 palestinos.
Israel rejeita trégua e Hamas se prepara para combate terrestre
Os militantes do movimento islâmico radical Hamas se preparam para o combate terrestre com as tropas israelenses após a recusa de Israel de aceitar a proposta francesa de uma trégua temporária de 48 horas. Nesta quarta-feira, o Hamas lançou diversos foguetes contra o território israelense em resposta ao quinto dia consecutivo de bombardeios pelas forças de defesa de Tel Aviv, que já deixaram ao menos 380 mortos e 1.700 feridos.
Os militantes do Hamas ficaram de vigília durante toda a madrugada desta quarta-feira. Alguns deles, relata a agência de notícias Reuters, aguardavam atentos ao lado de um aparelho conectado a fios que corriam para debaixo do solo.
"O que você vê são pequenas surpresas, mas o que espera [os israelenses] está além da imaginação deles", disse Abu Sakher, comandante de um batalhão do Hamas, fazendo uma ronda pelos pontos militares na fronteira da faixa de Gaza, à espera de um ataque terrestre iminente de Israel.
Sakher não disse o que os fios ligavam, mas parecia um detonador de uma mina terrestre para ser usada contra os tanques e infantaria israelense. "Não apenas há surpresas escondidas, mas também homens, e se os sionistas entrarem, eles serão encontrados onde nunca esperam para serem confrontados", disse Sakher.
Continue lendo na Folha Online.
Dono da Gol é indiciado por mais um assassinato
Dono da Gol é indiciado por mais um assassinato
O empresário Nenê Constantino, de 77 anos, dono da Gol, foi indiciado nesta terça-feira pelo assassinato de Tarcísio Gomes Ferreira e por tentativa de homicídio de José Amorim dos Reis, ambos de 42 anos de idade. Constantino tem três indiciamentos, já que a Polícia Civil do Distrito Federal o tinha indiciado no último dia 10 pelo assassinato de Márcio Leonardo. Os três crimes envolvem a disputa de terras na região de Taguatinga, cidade-satélite de Brasília, onde funcionava a garagem da Viação Pioneira, de propriedade do empresário. A Pioneira é do grupo Planeta, uma das grandes companhias de ônibus urbanos do DF.
Mais no O Globo.
Destruição ou renascimento do Hamas?
Destruição ou renascimento do Hamas?
Num esforço para impedir que rockets artesanais atormentem os residentes de algumas das suas cidades no Sul, Israel parece ter insuflado nova vida ao decadente movimento islâmico na Palestina.
Há dois anos que o Hamas vinha a perder apoios, internos e externos. Não era essa a situação nos dias que se seguiram à chegada ao poder deste partido, pela via democrática, em 2006; apesar de ter sido injustamente ostracizado pela comunidade internacional por se recusar a reconhecer Israel. O Hamas tinha o apoio de palestinianos e de árabes. Tendo vencido por maioria as eleições com um programa que prometia reformas e mudanças, o Hamas esforçou-se arduamente para governar melhor do que a Fatah, a sua rival e predecessora.
Continua no Público.
Bilbau: carro armadilhado explode junto ao edifício da televisão basca
Bilbau: carro armadilhado explode junto ao edifício da televisão basca
Um carro armadilhado explodiu esta manhã junto à sede da televisão pública basca, em Bilbau, sem provocar vítimas. Pouco antes, um telefonema feito em nome da ETA alertava para a iminência da explosão, que ocorre dois anos depois do atentado que pôs fim à trégua.
A notícia continua no Público, via Google News.
HAMAS
O Hamas (acrónimo parcial de Harakat al-Muqawamah al-Islamiyyah ou حركة المقاومة الاسلامام em árabe; em português, Movimento de Resistência Islâmica) é um partido político-religioso (sunita) palestiniano.
A origem do Hamas está ligada à luta pela formação do Estado Palestiniano, e pela desocupação dos territórios palestinianos ocupados por Israel, durante a Guerra dos Seis Dias. Criado em 1987, na cidade de Gaza, o Hamas preconiza a luta contra Israel, por todos os meios, visando à libertação da Palestina e a formação de um estado independente palestiniano "... desde o Rio Jordão até o mar". Sua carta de princípios, redigida em 1988, preconiza o estabelecimento de um estado muçulmano na Palestina mas, segundo seu dirigente, Khalid Meshal, a carta não prega de modo algum a destruição de Israel. Em árabe, está escrito para colocar um fim na ocupação israelitas da Palestina. "Não queremos nos livrar do outro. Desejamos apenas obter nossos direitos."
De um lado, o Hamas figura na lista de organizações terroristas do Conselho da União Europeia [1], do Canadá[2], do Japão[3], dos EUA[4] e de Israel[5]; os ataques de seu braço armado - as brigadas Izz ad-Din al-Qassam - visam tanto alvos militares como alvos civis israelitas.
Por outro lado, o movimento criou uma vasta rede de assistência social na Cisjordânia e na Faixa de Gaza e, em 25 de Janeiro de 2006, venceu as eleições para o parlamento Palestino, derrotando o Fatah. Após a contagem final, em 28 de Janeiro de 2006, conquistou 74 das 132 cadeiras do parlamento, não precisando, portanto, formar coligações.
O partido liderou dois governos sucessivos da Autoridade Palestiniana. Seus representantes têm afirmado o interesse em resolver as divergências com o Fatah, e têm buscado o reconhecimento internacional da organização, como interlocutor qualificado e legítimo representante dos interesses do povo palestino, embora até então não reconheça o Estado de Israel.
WIKIPEDIA
Ataque a Gaza - 4
Fotos de mães amamentando são barradas do Facebook
O texto continua na Folha Online.
Irã confirma detenção de blogueiro pioneiro no país
Hossein Derakhshan, chamado de "Blogfather" por seu papel pioneiro na revolução dos blogs (diários pessoais na Internet) no Irã, atualizou seus comentários pela última vez em outubro e os meios de comunicação canadenses informaram que, de acordo com um amigo, ele teria sido preso no dia 1o de novembro durante uma visita ao país.
Texto da Reuters, no UOL Tecnologia.
Rebeldes 'mataram mais de 400 no Congo', diz ONG
A organização humanitária católica Caritas acusou rebeldes de Uganda de matar mais de 400 pessoas no norte da República Democrática do Congo desde o dia de Natal.
Segundo o diretor da organização no Congo, Bruno Mitewo, cerca de 20 mil pessoas foram forçadas a fugir para as montanhas por temer ações dos rebeldes do grupo Exército de Resistência do Senhor (ERS), que negam ter realizado ataques na região.
Mais na BBC Brasil.
Saiba mais sobre o Hamas, movimento islâmico que domina a Faixa de Gaza
Comandando Gaza desde 2007, ele prega a destruição de Israel.
O movimento islâmico Hamas, que vem enfrentando uma ofensiva israelense na Faixa de Gaza desde sábado, se impôs desde a vitória nas legislativas de 2006 como força inquestionável no tabuleiro palestino.
O Hamas, que controla Gaza desde junho de 2007, recusou-se a prolongar em 19 de dezembro a trégua com Israel, acusando o Estado hebreu de manter o território palestino sob bloqueio.
Mais no G1.
Israel rejeita pressão por cessar-fogo e ataca casa de líder do Hamas
O texto continua na Folha Online.
Escritores israelenses pedem cessar-fogo com militantes do Hamas
Três renomados escritores israelenses, David Grossman, Amos Oz e A.B. Yehoshua, se pronunciaram a favor de um cessar-fogo imediato com o Hamas em meio ao quarto dia consecutivo da grande ofensiva de Israel contra o movimento islâmico radical, na faixa de Gaza, que já deixou ao menos 340 mortos.
"Para não adicionar mais mortos e mais destruição, devemos cessar total e unilateralmente o fogo durante 48 horas, e inclusive se os palestinos dispararem contra Israel, não responderemos", escreveu Grossman no jornal "Haaretz".
"Melhor ainda: vamos convidar os países vizinhos e distantes a uma mediação entre nós e vocês para que o cessar-fogo retorne", acrescentou.
Texto completo na Folha Online.
Análise: Israel quer neutralizar Hamas, mas rendição é improvável
Israel apresentou um plano de guerra ambicioso. As autoridades dizem que querem criar um novo ambiente de segurança para proteger israelenses que vivem ao alcance de foguetes lançados da faixa de Gaza.
O país quer, de acordo com uma autoridade, "neutralizar os milicianos do Hamas" para que eles não lancem mais ataques ao território israelense.
Neste domingo (28), a forma como Israel acredita poder fazer isso se tornou um pouco mais clara.
Os bombardeios tentaram matar o maior número possível de combatentes do Hamas e destruir a infra-estrutura de poder e de governo que o Hamas vem tentando construir desde que assumiu o controle da faixa de Gaza.
A análise, que por sinal originalmente também é da BBC, continua na Folha Online.
Ataque a Gaza - 3
Bombardeio 'é a 1ª de várias fases', diz premiê de Israel
O primeiro-ministro de Israel, Ehud Olmert, disse nesta terça-feira que o bombardeio de alvos na Faixa de Gaza é apenas "a primeira de várias etapas" na operação israelense na região, iniciada no sábado.
Prédios do governo do território, controlado pelo movimento palestino Hamas, e instalações de segurança continuaram sendo os principais alvos neste quarto dia de ataque.
Fontes médicas palestinas dizem o número de palestinos mortos na ofensiva israelense já passa de 360, e cerca de 800 ficaram feridos. A situação nos hospitais da região foi classificada pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha como "caótica", com os grupos de auxílio médico "pressionados ao seu limite".
Por outro lado, pelo menos quatro israelenses morreram também desde sábado em ataques palestinos com foguetes contra o território palestino.
Segundo um jornalista da BBC na Cidade de Gaza, houve pelo menos 25 ataques israelenses na Faixa de Gaza nas últimas horas.
Continua na BBC Brasil.
Ataque a Gaza - 2
Israel bombardeia 'símbolo cultural' do Hamas em Gaza
Aviões de guerra israelenses bombardearam, neste domingo, a Universidade Islâmica, na Faixa de Gaza, considerada um reduto e símbolo cultural do Hamas.
Segundo o correspondente da BBC em Gaza Rushdi Abualouf, três explosões foram ouvidas na região por volta da meia-noite (horário local) e o campus da universidade foi totalmente destruído pelo ataque.
Mais na BBC Brasil. De 28/12/2008 também.
Ataque a Gaza - 1
Ataques provocam medo e desespero em Gaza
O jornalista da BBC e morador da Cidade de Gaza, Hamada Abu Qammar, conta como está sendo o impacto dos bombardeios israelenses contra o Hamas na Faixa de Gaza:
"As ruas em Gaza estão desertas, fora alguns poucos carros que levam vítimas para hospitais ou famílias levando - aos gritos e choros - entes queridos ao cemitério para serem enterrados.
Notícia completa na BBC Brasil. De 28/12/2008.
terça-feira, 30 de dezembro de 2008
Brasil amplia rede de proteção e promoção social e atende 63,8 milhões em 2008
Vejam mais no PT-Partido dos Trabalhadores
Descoberto o maior sítio arqueológico do mundo
Vejam mais no JBOnline
Equador determina pagamento de parcela de dívida com o BNDES
REUTERS
QUITO - O Equador autorizou o pagamento de uma parcela de 28,1 milhões de dólares de uma dívida com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), informou nesta segunda o presidente do Banco Central equatoriano.
Vejam mais no estadao.com.br
Johann Hari: Verdadeira história não é a contada por Israel
O mundo não está assistindo apenas aos crimes que Israel está cometendo em Gaza; estamos também assistindo à autodestruição de Israel.
Por Johann Hari, no The Independent
Vejam mais no Vermelho.
domingo, 28 de dezembro de 2008
Protestos contra ofensiva israelita
Milhares de manifestantes, em especial no mundo árabe, mas também em vários países europeus, saíram hoje às ruas em repúdio pela ofensiva israelita contra a Faixa de Gaza. Hoje, como na primeira e segunda Intifada, a Estrela de David, símbolo de Israel, voltou a ser queimada nas ruas. Foto: Umit Bektas/Reuters
Israel lança novos ataques aéreos contra Gaza
...
O líder do Hamas em Gaza, Ismail Haniyeh, acusou Israel de ter promovido "um massacre" e convocou uma nova intifada, ou levante, contra Israel.
leia mais AQUI
Cientistas desenvolvem "sex-chip" para estimular prazer
Mais na Folha Online. Como diria a Zezé Macedo, "só pensam naquilo!".
Morre o Nobel de literatura Harold Pinter
O dramaturgo britânico Harold Pinter morreu na quarta-feira, aos 78 anos.
Ele sofria de câncer no fígado.
Considerado o maior dramaturgo da atualidade na Grã-Bretanha, Pinter foi agraciado com o Prêmio Nobel de Literatura, em 2005.
A notícia continua na BBC Brasil.
sábado, 27 de dezembro de 2008
Número de mortos por ataque de Israel em Gaza sobe para 205
Por Nidal al-Mughrabi
GAZA (Reuters) - Aviões e helicópteros de combate israelenses bombardearam a Faixa de Gaza neste sábado, deixando pelo menos 205 mortos no território controlado pelo Hamas, no dia mais sangrento para os palestinos em mais de 20 anos.
mais AQUI
SAINDO DO ARMÁRIO
leia MAIS
Fundação espanhola distingue Lula da Silva por defesa da democracia e liberdade
O prémio, que leva o nome do dirigente socialista e primeiro presidente regional do País Basco, Ramón Rubial, homenageia na sua terceira edição pessoas, grupos ou entidades que, durante 2008, se destacaram na defesa do socialismo, da democracia e da liberdade.
Lula da Silva foi distinguido na categoria "Defesa da Democracia e Liberdade" devido à sua "comprometida luta para melhorar as condições dos que mais precisam".
Diário de Notícias
sexta-feira, 26 de dezembro de 2008
Israel reabre fronteira com Faixa de Gaza
Israel reabriu as principais passagens na fronteira com a Faixa de Gaza para permitir a entrada de ajuda humanitária no território palestino.
Cerca de 80 caminhões com suprimentos como medicamentos, alimentos e outros estão sendo aguardados em Gaza nesta sexta-feira.
A decisão de abrir a fronteira foi tomada pelo ministro da Defesa, Ehud Barak, depois de consultas com assessores militares e de apelos feitos pela comunidade internacional.
Israel vem bloqueando o acesso ao território palestino há 18 meses. A ONU diz que os suprimentos esperados nesta sexta-feira são insuficientes para atender às necessidades locais - cerca de 80% da população depende da ajuda vinda de fora.
Notícia completa na BBC Brasil.
África: 120 mi de mutilações genitais femininas
Realizada neste mês de dezembro, a conferência internacional do Cairo contra a mutilação genital feminina (MGF), apontou os países africanos onde essa condenável prática ainda é realizada: Yemen, Tanzânia, Quênia, Etiópia, Sudão, Egito, Chade, Nigéria, Niger, Camarões, Benin, República Centro Africana, Gana, Mali, Burkina Faso, Senegal, Mauritânia, Costa do Marfim.
Como se percebe, em pleno século 21, a mutilação genital feminina continua a ser realizada na África. E, em menor escala, na Ásia. Apesar do Protocolo de Maputo sobre direitos das mulheres africanas, a cultura tribal machista ainda não mudou.
Mais no Terra Magazine.
16 tópicos para entender a Colômbia em 2008
Texto completo no Terra Magazine. Entre os problemas citados, e esboçados, estão "soberania", "paramilitarismo", "paraeconomia", "impunidade", "deslocamentos populacionais forçados", ...
Austrália aplica censura na web
O investimento neste filtro aplicado na internet do país custou cerca de US$ 70 milhões.
Os provedores de internet locais advertem que a velocidade de acesso, em decorrência do bloqueio, irá cair em 85%.
Mais na INFO Exame.
Nueva web de Abuelas de Plaza de Mayo
Las Abuelas de Plaza de Mayo estrenaron nuevo diseño de su página web en la que un banner con rolling en la parte superior muestra las fotografías de los padres detenidos-desaparecidos de niños que fueron sustraídos ilegalmente o que nacieron en cautiverio durante la dictadura.
Visite AQUI.
quarta-feira, 24 de dezembro de 2008
Refugiados acampam em Brasília por repatriamento
Veja mais na Folha Online.
Após 4 meses, PF não tem autor nem áudio de escuta no Supremo
Quatro meses e mais de uma centena de depoimentos depois, o inquérito da PF que apura o grampo ilegal de conversas do presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Gilmar Mendes, chega ao fim do ano sem provas de autoria nem vestígios do áudio cuja transcrição divulgada pela revista "Veja" resultou no afastamento do diretor-geral da Abin (Agência Brasileira de Inteligência), Paulo Lacerda.
O inquérito está nas mãos da Justiça, que analisa o pedido de prorrogação feito pelos delegados Rômulo Berredo e William Morad. A tendência é que a investigação ganhe sobrevida de 30 dias, mas, ainda assim, na PF poucos acreditam que ela chegue aos culpados.
A notícia continua na Folha Online.
Médico é acusado de usar gordura humana para fazer biodiesel
O departamento de Saúde do Estado da Califórnia, nos Estados Unidos, está investigando o caso de um médico que teria usado a gordura retirada das pacientes durante procedimentos de lipoescultura como combustível para seus carros, segundo informações da revista Forbess.
A gordura, tanto animal quanto vegetal, contém triglicerídeos que podem ser extraídos para a produção de biodiesel.
O esquema do médico, que transformava a gordura retirada de seus pacientes em biodiesel para o seu carro - um Ford SUV - veio à tona durante outra investigação, de reclamações feitas por pacientes contra procedimentos cirúrgicos da clínica.
Mais na BBC Brasil.
Líderes africanos se reúnem para discutir golpe na Guiné
Líderes da União Africana estão reunidos nesta quarta-feira em uma reunião de emergência em Adis-Abeba, na Etiópia, para discutir o golpe militar na Guiné.
O Exército da Guiné anunciou na terça-feira a dissolução do governo e a suspensão da Constituição do país, poucas horas depois da morte do presidente Lansana Conte.
A União Africana já havia condenado a intervenção militar como uma “violação da Constituição” da Guiné.
Mais na BBC Brasil.
terça-feira, 23 de dezembro de 2008
Funcionária do Tribunal de Justiça registra queixa por assédio moral
O texto completo no blog do Videvrsus, jornalismo de adjetivos. Leia e analise.
Protógenes nega grampo no STF e chama Dantas de bandido
O delegado da Polícia Federal Protógenes Queiroz disse acreditar que não houve grampo realizado contra o presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Gilmar Mendes, durante a Operação Satiagraha e qualificou de "banqueiro bandido e condenado" Daniel Dantas, o principal investigado na ação.
Em entrevista ao "Roda Viva", da TV Cultura, o delegado rejeitou qualquer grampo ilegal de uma conversa entre Mendes e o senador Demóstenes Torres (DEM-GO). "Levaram o nome de duas importantes pessoas da República fabricando um escândalo", disse. "Eu acredito que não houve grampo. Não existe áudio. Logo que foi anunciado [o suposto grampo] eu mesmo perguntei 'cadê o áudio?'. Eu quero o áudio."
A notícia continua na Folha Online.
Após morte do presidente, Exército da Guiné anuncia golpe de Estado
"A partir de hoje está suspensa a Constituição, assim como toda atividade política e sindical", declarou o capitão Musa Dadis Camara.
Mais no UOL Notícias.
Último distribuidor de fitas VHS nos EUA abandona o formato
'Esse foi o último Natal', diz diretor da Distribution Video Audio.
Formato popular nos anos 90 foi lançado em 1976 pela japonesa JVC.
"Está acabado, mas é isso. Este é o último Natal, sem dúvida alguma", diz Ryan Kugler, presidente da última grande empresa norte-americana a distribuir fitas VHS, formato de mídia lançado em 1976 pela japonesa JVC.
Mais no G1. A imagem também veio de lá. Réquiem para mais uma tecnologia.
Nova lei incluirá 10 milhões de pessoas na Previdência
Vejam mais no Vermelho
Ativistas criticam declaração do papa sobre gays
Papa disse que heterossexualismo deve ser protegido |
Segundo o Movimento Gay e Lésbico Cristão da Grã-Bretanha, os comentários do pontífice foram “irresponsáveis e inaceitáveis”.
A líder do Movimento, Sharon Ferguson, afirmou que esse tipo de declaração justifica maus tratos a gays.
Vejam mais na BBCBrasil.com
Dois sapatos e um presidente
«Esta é a despedida do povo iraquiano, seu cão!». Foi com estas palavras que Muntadar al-Zaidi, jornalista da cadeia de televisão Al-Baghdadyia, acompanhou o arremesso dos seus dois sapatos contra George W. Bush. Apesar de a nossa vontade ser a de rapidamente enviar pares de sapatos a todos os jornalistas que se preparem para cobrir eventos com a participação de Bush – não podem ficar descalços depois de tão elevado serviço à Humanidade - resolvemos abordar o acontecimento com imparcialidade e por dois prismas: o do jornalista e, naturalmente, o de Bush.
Vejam o texto completo no ODiario.info
Garibaldi quer investigar "fantasma" de gabinete ACM Júnior
BRASÍLIA - O presidente do Senado, Garibaldi Alves (PMDB-RN), vai pedir à assessoria jurídica da Casa que examine o caso da ex-servidora Siméa Maria de Castro Antun, que durante cerca de 10 anos recebeu o maior salário pago a ocupantes de cargos comissionados, de R$ 8,2 mil, sem prestar nenhum tipo de serviço. Sua condição de "fantasma" se tornou pública em reportagem da revista "Veja" sobre o processo movido pelo seu filho para partilhar a herança deixada pelo senador Antonio Carlos Magalhães (DEM-BA), que morreu em julho do ano passado.
Família de ACM se diz surpresa com filho de Luís Eduardo
SALVADOR - O senador Antonio Carlos Magalhães Junior (DEM-BA) disse ontem que a família foi surpreendida pelas ações movidas pela ex-modelo Siméa Maria de Castro Antun, de 40 anos. Ela alega que seu filho, Vítor Hugo Antun, 14 anos completados no último dia 13, é fruto de uma relação extraconjugal dela com o deputado Luís Eduardo Magalhães, morto em 1998.
Vejam na Tribuna da imprensa online
A más de 3 millones de italianos no les alcanza la plata para comer
Son cifras oficiales. Afecta sobre todo a familias del sur del país, donde hay tres o más niños, ancianos o madres solteras. Más de 6 millones tiene dificultades para calefaccionar sus casas. Para muchos, es volver a una pesadilla de la posguerra.
Suenan fuerte las alarmas de la pobreza en Italia, donde las condiciones de vida de las familias empeoran continuamente y crecen las desigualdades sociales como en ningún otro país europeo. La decadencia nacional es un espectro cada vez más concreto. El Instituto de Estadísticas, que estima la población ya en 60 millones de habitantes, dio datos negativos pero hasta finales de 2007. Vale la pena actualizar las tendencias al año que termina y tener en cuenta que en 2008 la situación se ha agudizado. Son unos 3.600.000 los italianos que declaran pasar momentos "con insuficientes recursos para comprar alimentos".Vejam mais no Clarín.com
Cuidado com a notícia
Dêem só uma olhadinha na notinha escandalosamente discreta que a Folha publicou:
Em sessão extraordinária realizada ontem, a Câmara dos Deputados da Colômbia aprovou projeto de referendo para autorizar o presidente Álvaro Uribe a concorrer a um terceiro mandato em 2014, mas não nas eleições de 2010. O projeto precisa passar pelo Senado. A medida foi aprovada por 86 votos a 0, já que a oposição retirou-se do plenário após o governo convocar a sessão extraordinária, 20 minutos antes do começo do recesso legislativo, que vai até março. Uribe nega apoiar a proposta, mas opositores acusam o governo de atuar nos bastidores.
Hei!, cadê os editoriais e reportagens escandalizados em jornais e telejornais?! Cadê os colunistas da página A2 da Folha?! Cadê a expressão de nojo de Fátima Bernardes?! Só valem quando Lula ou Chávez ameaçam se candidatar a terceiro mandato? Sim, é isso mesmo: quando é da turma deles, o político, se quiser, pode morrer no cargo de presidente ou até de ditador que eles não abrem a boca.
Este excerto é parte do texto do blog de Eduardo Guimarães - Cidadania.com.
Flávio Vaz Netto ajudou a desviar mais de R$ 938 mil do Detran, diz Ministério Público
As novas ações anunciadas hoje pelo Procurador Geral de Justiça, Mauro Renner, referentes ao desvio de dinheiro público no Detran, são as seguintes, conforme informações publicadas no site do Ministério Público:
Você pode ler mais no RS Urgente.Revista elege Lula o 18º mais influente do mundo
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi eleito a 18ª pessoa mais influente do mundo pela revista americana Newsweek. A relação, que lista 50 personalidades mundiais, foi publicada na edição online do semanário. Em primeiro lugar aparece o presidente eleito nos Estados Unidos, Barack Obama.
A publicação atribui a Lula o fato de o Brasil ter atualmente "a menor taxa de inflação nos países em desenvolvimento, além de possuir hoje US$ 207 bilhões em reservas internacionais". "Graças à política fiscal de Lula, o Brasil está hoje entre as economias emergentes mais saudáveis do mundo", diz a revista.Notícia completa no Terra.
Uma lista é uma lista que é uma lista. Com tudo o que isso tem de subjetivo, e deve ser vista relativamente. Por outro lado, parodiando o Paulo Henrique Amorim, esta lista da Newsweek não será publicada na nossa chamada "grande imprensa". Se for publicada, será discretamente em algum cantinho interno, sem destaque. Se ao contrário, fosse no governo(?) FHC, seria noticiado em termos de "Brasil Grande", de "Brasil Potência": Newsweek também se curva a Fernando Henrique Cardoso, o garboso!
China bloqueia acesso ao site New York Times
Algumas regiões como Pequim e Xangai só tiveram o conteúdo bloqueado na sexta-feira. Os internautas da China, quando tentam acessar o site, lêem mensagens de que o site não está disponível.
Continua na INFO Exame.
Tribunal de guerra para Bush
Digo isso depois de ler alguns jornais e percorrer alguns sites de notícias no domingo 21/12. A semana inteira ficou-se discutindo se o jornalista iraquiano Muntazer al-Zaidi agiu corretamente ou não ao arremessar seus sapatos no Bush. Mas nesses últimos dias da era Bush o que a imprensa e o mundo deveriam estar discutindo era se o presidente americano deveria ser julgado por um tribunal internacional contra crimes de guerra, em vez de botar o pijama e gozar sua aposentadoria.
Fala-se em 100 mil civis mortos no Iraque, país invadido e destruído por ordem de Bush, com base numa mentira já comprovada.
O texto completo continua no Comunique-se.
Diário do Nordeste pára na terça-feira
Às 15h desta terça-feira (23/12), a redação do Diário do Nordeste vai parar e aguardar que a direção do jornal receba o Sindicato dos Jornalistas do Ceará. Deborah Lima, presidente da entidade, conta que a diretoria não tem recebido os jornalistas para dar continuidade à negociação salarial, tendo fechado a proposta em 6,3%, abaixo da inflação, de 7,15%.
“Em quatro meses de negociação, desde setembro, não houve avanço. Fizemos manifestação no dia 10/12, paralisamos o Diário do Nordeste por pouco mais de uma hora. Eles propõem um achatamento salarial, não corrigem as perdas inflacionárias”, queixa-se Deborah.
Notícia completa no Comunique-se.
segunda-feira, 22 de dezembro de 2008
Japón: Un Premio Nobel "de la Paz" había pedido ataque nuclear contra China
22 de diciembre 2008. - El ex primer ministro japonés Eisaku Sato, quien en 1974 obtuvo el Premio Nobel de la Paz por su compromiso contra las actividades nucleares, había pedido nueve años antes a Estados Unidos lanzar una bomba atómica contra Pekín en caso de un conflicto con Tokio.
Vejam mais aporrea.org
Vídeo de adolescente em Guantánamo repercute na Europa
Um vídeo de sete horas e meia foi divulgado nesta semana pelos advogados do mais jovem prisioneiro da prisão militar norte-americana em Cuba. O vídeo, rodado durante quatro dias pelo serviço de inteligência canadense em fevereiro de 2003, mostra Omar Khadr aos 16 anos de idade chorando e gritando por socorro.
Veja AQUI.
Mudança climática: Outro ano de fenómenos extremos
Artigo de Haider Rizvi da IPS.
Vejam mais na Esquerda.Net
domingo, 21 de dezembro de 2008
A "firma" PCC no controle da cocaína
Vejam mais no JB Online
Costa brasileira é declarada santuário de baleias e golfinho
A medida reforça a posição brasileira na Comissão Internacional Baleeira, que desde o fim da década de 1980 proibiu a caça e a pesca desses animais, na chamada moratória da baleia.
Vejam mais na Agência Brasil
sábado, 20 de dezembro de 2008
Atriz sul-coreana é condenada a oito meses de prisão por adultério
A atriz sul-coreana Ok So-ri, uma das celebridades mais famosas do país, foi condenada a oito meses de prisão por adultério.
A pena anterior havia sido estabelecida em dois anos de detenção, mas como So-ri admitiu o crime o tribunal decidiu reduzir a pena.
Pois é, adultério é crime na Coréia do Sul. Notícia completa na BBC Brasil.
sexta-feira, 19 de dezembro de 2008
Coquetel molotov no 13º dia de protestos na Grécia
Mais no Terra Magazine.
GSI conclui em sindicância que Abin não fez escuta
O Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República informou em nota que encerrou a sindicância que investigava se servidores da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) realizaram escutas telefônicas na Operação Satiagraha, da Polícia Federal, porque não encontrou qualquer indício do fato. Os trabalhos foram arquivados e a decisão foi acatada pelo ministro-chefe do GSI.
Continue lendo no Terra.América Latina: Solidariedade contra ações norte-americanas
Vejam mais na Revista Fórum
O espalhamento da desordem, artigo de Rafael Linden
Rafael Linden é professor do Instituto de Biofísica da UFRJ e membro da Academia Brasileira de Ciências. Artigo enviado pelo autor ao “JC e-mail”:
(...)
No dia 12 de dezembro, a Science, uma das mais respeitadas revistas científicas do planeta, publicou um artigo escrito por cientistas da Faculdade de Ciências Sociais e Comportamentais de Groningen, chamado "O espalhamento da desordem". Os pesquisadores holandeses demonstraram que sinais de desordem urbana provocam comportamentos anti-sociais que incluem não apenas mais desordem, mas até mesmo roubos.
Vejam o texto completo no Jornal da Ciência(SBPC)
IDH do Brasil cresce puxado por taxa de alfabetização
De acordo com os dados divulgados nesta quinta-feira pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o Brasil manteve a 70ª posição no ranking de 179 nações (dois países a mais que no ano anterior).
Leia MAIS.
Rápidos, games exploram ira mundial: dê sua sapatada em Bush
O gesto do jornalista iraquiano Muntadar al Zaidi, que atirou seus sapatos contra o presidente americano, George W. Bush, no domingo (14), não repercutiu só nos veículos de comunicação. Também o mundo dos games rapidamente capitalizou o chamado “beijo de despedida” mais desejado do mundo. Em menos de 24 horas após o ocorrido, diversos sites colocaram à disposição games onde o internauta também pode dar sua sapatada no odiado presidente americano. Confira alguns deles no fim da matéria.
Por Carla Santos
- Blog da revista Wired:
- http://blog.wired.com/underwire/2008/12/bush-shoe-toss.html
- http://bushbash.flashgressive.de/
- http://www.t-enterprise.co.uk/flashgame/playgame.aspx?id=bushbootcamp
Vejam mais no Vermelho
Entrevista com Maria da Conceição Tavares
Em entrevista à Carta Maior, a economista Maria da Conceição Tavares diz que o Brasil não pode mais contar com o BC. "A partir de agora, o Banco Central tornou-se uma peça menor no xadrez econômico". Para ela, a grande batalha de 2009 é fortalecer o emprego e o poder aquisitivo do povo e investir pesadamente na área social. Ao falar sobre a disputa de 2010, manifesta apoio a Dilma Roussef e diz que ela é mais consistente do que José Serra. E lança um desafio ao PT: "o partido precisa submeter seus projetos e ideais à nova realidade mundial.
Vejam mais na Agência Carta Maior
quinta-feira, 18 de dezembro de 2008
POSIÇÃO DA FEDERASUL
PORTO ALEGRE, QUINTA-FEIRA, 18 DE DEZEMBRO DE 2008
Federasul critica pagamento integral
O presidente da Federasul, Paulo Cairoli, enviou ontem ao presidente da Assembléia uma carta protestando contra a aprovação do pagamento do salário integral a grevistas. Na carta, Cairoli diz que, em um momento em que o mundo vive uma crise sem precedentes, os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário precisam controlar e, especialmente, qualificar seus gastos. 'Não é possível admitir que o contribuinte pague para quem não trabalhe', escreveu Cairoli.
...
quarta-feira, 17 de dezembro de 2008
Atualização do Firefox inclui oito correções
As correções vêm logo depois de serem divulgadas vulnerabilidades perigosas no Internet Explorer 7, da Microsoft.
Além disso, o Firefox 3.0.5 traz novas funcionalidades, como gerenciador de senhas, campo de endereços inteligente, zoom completo e aparência integrada ao sistema. Seu desempenho também foi aprimorado para oferecer maior velocidade de navegação.
O navegador Mozilla Firefox 3.0.5 pode ser baixado gratuitamente pelo atalho http://tiny.cc/DEoeT.
TERRA
Cuba é oficialmente o mais novo integrante do Grupo do Rio
- Não sei o que pensarão vocês, mas para nós é um momento transcendental de nossa história. Em um rápido filme na minha cabeça passam centenas de cenas diferentes, milhares de rostos de companheiros que não estão mais nessa luta - disse o presidente cubano, Raúl Castro, para, sem seguida, fazer um retrospecto de história da revolução cubana, da perseguição americana e do sofrimento do povo cubano com o embargo imposto pelos Estados Unidos há 50 anos.
Vejam mais no JB Online
El Ejército colombiano asesina a un líder indígena
Vejam mais no ELPAIS.COM
terça-feira, 16 de dezembro de 2008
Cheney reconhece que autorizou uso de tortura contra prisioneiros
Washington, 16 dez (Prensa Latina) O vice-presidente estadunidense, Richard Cheney, reconheceu que autorizou o uso do afogamento simulado contra prisioneiros, uma técnica considerada tortura, reportou hoje a televisora ABC.
Em entrevista com a emissora noticiosa, o vice-presidente considerou que esse método é notavelmente exitoso para obter informação.
Os resultados falam por si só, comentou Cheney, um dos principais responsáveis da política belicista do governo de George W. Bush.
Esta é a primeira vez que um alto servidor público da administração republicana admite que aprovou o emprego do afogamento simulado, também conhecido como submarino.
O tema desatou uma onda de críticas nacionais e internacionais, e motivou uma audiência no Senado.
Vejam mais na Agencia Informativa Latinoamericana-PRENSA LATINA
Al-Jazira afirma que al-Zaidi é comunista
Preso há dois dias, depois de arremessar seus sapatos contra o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush — que esquivou-se e não sofreu o impacto de nenhum dos dois sapatos —, o jornalista iraquiano Muntazer al-Zaidi transformou-se em uma vívida polêmica na Internet, no Iraque e no resto do mundo.
Por Humberto Alencar
Bush esteve no último fim de semana no Iraque, em uma visita "supresa" que pretendia acertar os últimos detalhes de um acordo com o governo local para a retirada das tropas de ocupação do país.
Em uma coletiva concedida domingo (14), junto com o premiê iraquiano Nouri al-Maliki, Bush foi atacado pelo jornalista, que lançou contra o presidente os seus dois sapatos, um ato considerado humilhante na cultura árabe.
Vejam mais no Vermelho (he!he!he!)
Paraísos fiscais, até quando?
Por Carlos Jiménez Villarejo, Comité de Apoio da Attac Madrid, El Periódico
A cimeira de Washington parece ter encarado o problema dos paraísos fiscais como territórios que apresentam "riscos ou actividades financeiras ilícitas" ou pela sua falta de cooperação, visto que não cumprem as normas internacionais de "sigilo bancário e transparência". As medidas que, respectivamente, sejam postas em prática, pelo seu alcance e pela sua efectiva aplicação no sistema financeiro, serão fundamentais na definição das bases para a resolução desta crise.
Vejam mais na Esquerda.Net
Primeiras famílias chegam na Southall
Chegamos às 6h no acampamento às margens da BR-386. Todos já estavam prontos. Pertences empacotados, bichos de estimação, porcos, galinhas, mudas de plantas, tudo preparado para a viagem da conquista, do eldorado de pessoas que passaram na lona preta batalhando por 2, 3, 5 anos.
O chimarrão rola de mão em mão, as despedidas são muitas, a rádio-poste faz o chamamento e saúda agora aquelas famílias que deixariam de ser acampadas e passariam a se denominar, então, com um novo substantivo de vida, seriam ASSENTADOS.
A íntegra, com fotos, clicando aqui.
Desembargador nega habeas corpus, e pichadora da Bienal passa aniversário presa
Como a soltura solicitada pelo advogado Alberto Cancissu foi negada, Caroline, que completa 24 anos nesta sexta, vai chegar a 50 dias como única detida após a ação de grafiteiros no segundo andar do prédio, que estava sem obras e foi chamado de "planta vazia" pelos organizadores.
Mais no UOL Notícias. Mais uma vítima do "estado policial" destacado pelo
ministro Gilmar Mendes. A família da moça devia pedir que o advogado
Nélio Machado levasse um pedido de habeas corpus ao STF, gratuitamente,
pois o que ele ganha do banqueiro Daniel Dantas deve ser mais
que suficiente para o sustento dele.
Tailândia elege terceiro primeiro-ministro em menos de um ano
Continue lendo sobre a crise política da Tailândia, na Folha Online.
segunda-feira, 15 de dezembro de 2008
25 perguntas para o supremista gilmar mendes
1.O sr. sabe algo sobre o assassinato de Andréa Paula Pedroso Wonsoski, jornalista que denunciou o seu irmão, Chico Mendes, por compra de votos em Diamantino, no Mato Grosso?
2.Qual a natureza da sua participação na campanha eleitoral de Chico Mendes em 2000, quando o sr. era advogado-geral da União?
3.Qual a natureza da sua participação na campanha eleitoral de Chico Mendes em 2004, quando o sr. já era presidente ministro do Supremo Tribunal Federal?
4.Quantas vezes o sr. acompanhou ministros de Fernando Henrique Cardoso a Diamantino, para inauguração de obras?
5.O sr. tem relações com o Grupo Bertin, condenado em novembro de 2007 por formação de cartel? Qual a natureza dessa relação?
Leia as outras 20 aqui.Fraude de Bernard Madoff põe europeus em alerta
...
A maior vítima é o grupo americano Fairfiled Greenwich, que administrava recursos de milionários americanos. As perdas seriam de US$ 7,8 bilhões. Mas na Europa, o impacto está sendo substancial. Apenas em Genebra, jornais locais estimam que o prejuízo para bancos e empresas de gestão de fortunas chegue a US$ 5 bilhões. Entidades como Union Bancaire Privêe e o Neue Privat Bank de Zurique estão entre as vítimas. Já o respeitável Banque Bénédict Hentsch afirma que tinha recursos de US$ 47 milhões aplicados no esquema fraudulento.
LEIA MAIS AQUI.
Relatório destaca falhas no processo de reconstrução do Iraque
De acordo com a reportagem publicada no site do "New York Times", o relatório oficial possui 513 páginas. O texto revela que o Pentágono teria inflado os progressos para mascarar o fracasso no momento em que os números da reconstrução começaram a ficar estagnados, especialmente na reorganização do Exército e da polícia iraquianos.
LEIA AQUI.
domingo, 14 de dezembro de 2008
Cúpula de Poznan termina com conflito entre pobres e ricos
A conferência mundial sobre mudanças climáticas das Nações Unidas chegou ao fim neste sábado (13/12) em Poznan, na Polônia, com um conflito entre países ricos e nações em desenvolvimento.
DEUTSCHE WELLE
sábado, 13 de dezembro de 2008
Gilmar Mendes no Roda Viva
A imagem acima ilustra o final do texto no Conversa Afiada, que anuncia a presença do ministro Gilmar Mendes, no programa Roda Viva da TV Cultura, na próxima segunda-feira.
AI-5 : 40 anos
22% das adolescentes já se mostraram nuas ou seminuas na web
Do Blue Bus.
sexta-feira, 12 de dezembro de 2008
RS dos escândalos sem fim
Nomeação do Coronel Mendes para o TJM será contestada na justiça
Na sessão plenária desta quinta-feira (11), o deputado Dionilso Marcon (PT) anunciou que recorrerá ao Ministério Público Estadual (MPE) contra a nomeação do Coronel Mendes (foto) no Tribunal da Justiça Militar com salário de 20 mil. No mesmo dia em que o Diário Oficial do Estado publicou a saída do coronel Mendes do comando da Brigada Militar e o seu ingresso no outro posto, matéria do jornal Zero Hora revelou uma articulação de Mendes com o secretário-geral do governo de Canoas, Chico Fraga, para ser alçado ao comandante-geral da BM.
Uma gravação da Polícia Federal com a autorização da justiça, feita durante investigação da Operação Solidária, envolvendo fraudes em contratos de fornecimento de merenda escolar e de obras rodoviárias, captou conversa onde o coronel Mendes pedia a Chico Fraga que intercedesse por ele junto ao governo Yeda Crusius para garantir a sua nomeação no comando-geral do BM. “Fomos pegos de surpresa. Achávamos que ele tinha assumido o cargo por mérito e pelos anos de corporação, mas foi em decorrência de uma forte articulação com Chico Fraga, personagem da quadrilha que roubou merenda escolar de crianças”, frisou Marcon, ao salientar a influência do secretário-geral da prefeitura de Canoas junto ao Palácio Piratini. (...)
*Leia a íntegra da matéria produzida pela jornalista Stella Máris Valenzuella no Blog http://jcsgarcia.blogspot.com/
Desconfiança de pirataria de Linux faz professora colocar alunos na detenção
“Uma professora - obviamente mal-informada - encontrou alguns dos alunos dela demonstrando e distribuindo o HeliOS Linux, e, entendendo se tratar de ação ilegal (como ela diz na carta que enviou ao HeliOS, “nenhum software é gratuito/livre”), ameaçou denunciar o HeliOS por fraudes. Veja a carta e a resposta da equipe do linux no link.”
Vejam no BR-Linux. A carta da professora e a resposta da HeliOS estão aqui.
Ocupação de fábrica nos EUA termina com vitória
Manifestação dos trabalhadores da Republic Windows frente ao Bank of America. Foto de Jobs with Justice, FlickR Os trabalhadores da Republic Windows and Doors, que ocupavam a fábrica há seis dias numa luta inédita nos Estados Unidos desde os anos 30, decidiram na quarta-feira pôr fim ao movimento, depois de obterem garantias de que lhes serão integralmente pagas as indemnizações, as férias e os seguros de saúde. "Isto mostra que se pode lutar - e que é preciso lutar", disse Melvin Maclin, vice-presidente do sindicato local.
Depois de se ter recusado a renovar o crédito à empresa, o Bank of America retrocedeu e decidiu emprestar à Republic Windows and Doors 1,35 milhão de dólares, a que se juntaram 400 mil dólares do JPMorgann Chase, que é proprietário de 40% da empresa, para que sejam integralmente pagas aos trabalhadores todas as dívidas e indemnizações pendentes.
"Yes we did!" (sim, conseguimos!), gritaram os trabalhadores, em assembleia, ao decidirem terminar a ocupação, inspirando-se no lema de Barack Obama "Yes we can".
Vejam mais no Esquerda.Net
¿Está por llegar lo peor de la crisis?
En un artículo anterior afirmábamos que la crisis actual, más que económico-financiera, es una crisis de humanidad. Se han visto afectados los cimientos que sustentan la sociabilidad humana –la confianza, la verdad y la cooperación–, destruidos por la voracidad del capital. Sin ellos es imposible la política y la economía. Irrumpe la barbarie. Queremos presentar esta reflexión de sentido filosófico inspirados en dos notables pensadores: Karl Marx y Max Horkheimer. Este último fue prominente figura de la escuela de Frankfurt, al lado de Adorno y Habermas. Antes incluso del final de la guerra, en 1944, tuvo el valor de decir en unas conferencias en la Universidad de Columbia (USA), publicadas bajo el título Eclipse de la Razón, que la victoria inminente de los aliados iba a servir de poco. El motivo principal que había generado la guerra seguía estando activo en el núcleo de la cultura dominante. Era el secuestro de la razón para el mundo de la técnica y de la producción, por lo tanto, para el mundo de los medios, olvidando totalmente la discusión sobre los fines. Es decir, el ser humano ya no se preguntaba por un sentido más alto de la vida. Vivir es producir sin fin y consumir todo lo que se pueda. Es un propósito meramente material, sin ninguna grandeza. La razón fue usada para hacer operativa esta voracidad. Al someterse, se oscureció, dejando de hacerse las preguntas que siempre había planteado: ¿qué sentido tiene la vida y el universo?, ¿cuál es nuestro lugar? Sin respuestas a estas preguntas, sólo nos queda la voluntad de poder que lleva a la guerra como en la Europa de Hitler.
Vejam o texto completo na Página/12
Ajuda a montadoras entra em 'colapso' no Senado dos EUA
...
Os republicanos defendiam que a ajuda só deveria ser concedida às montadoras caso os trabalhadores concordassem com cortes de salários no próximo ano, para que eles se equiparassem com os das montadoras japonesas.
bbc
quinta-feira, 11 de dezembro de 2008
Gilmar Mendes no Roda Viva da próxima segunda, dia 15
(...)
Na bancada de entrevistadores estarão presentes Márcio Chaer, editor do site Consultor Jurídico; Reinaldo Azevedo, articulista da revista Veja e do blog Reinaldo Azevedo; Eliane Cantanhêde, colunista do jornal Folha de S. Paulo; e Carlos Marchi, repórter e analista de política do jornal O Estado de S. Paulo.
Comentário
Um belo feito jornalístico do Paulo Markun. Garanto que a bancada colocará à prova todo o saber jurídico do presidente do STF e fará todos os questionamentos que precisarem ser feitos a ele, tudo aquilo que os telespectadores gostariam de perguntar.
Parte do texto que está completo no Projeto BR, do Luís Nassif. Esta bancada é, como diriam os gringos de colônia, aqui do RS, “tutti buona genti”...
A "receita" do Estado fraco era só para a periferia do mundo
A vigorosa intervenção estatal no enfrentamento da crise financeira nos países centrais deu lugar a avaliações de que o chamado neoliberalismo estaria derrotado. Não é assim. O que se convencionou chamar de neoliberalismo nunca pressupôs Estado fraco nos países centrais e nunca o enfraqueceu. A receita era para as periferias do mundo, onde encontrou adeptos fervorosos, com resultados quase sempre muito negativos.
Nos países centrais, a onda neoliberal desencadeada 30 anos atrás buscou e conseguiu ampliar a capacidade de intervenção discricionária do Estado, e não o oposto. Tratava-se de liberar o Estado de compromissos com a democracia e com os direitos sociais e econômicos da maioria dos cidadãos. Nada de Estado fraco! Ao contrário, Estado ainda mais forte e mais ágil para cuidar dos interesses da grande finança, do grande capital.
Veja o texto completo, de Carlos Eduardo Carvalho, publicado originalmente no Valor Econômico, no Conversa Afiada.
MinC lança edital para teledramaturgia seriada
Sem consenso, começa etapa decisiva de conferência sobre clima
leia AQUI
Avança desapropriação inédita de terra por interesse social
Juiz confirmou a concessão de posse da Fazenda Cabaceiras ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Fiscalização flagrou trabalho escravo por três vezes na área que pertencia à família Mutran.
Vejam mais no Vermelho
Laicidade ameaçada, democracia desprezada: Acordo Brasil-Vaticano, artigo de Roseli Fischmann
Roseli Fischmann é professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da USP, onde é coordenadora da área Filosofia e Educação. Artigo escrito para o “JC e-mail”:
As concordatas entre o Vaticano, ou mais apropriadamente, a Santa Sé e governantes de países ocorreram em diferentes momentos da história, sendo marca de processos políticos arcaicos de união da esfera religiosa com a esfera estatal, avessa ao princípio da laicidade, característica dos Estados democráticos modernos.
Dentre os exemplos mais recentes, a primeira metade do século XX registra concordatas que a Santa Sé assinou com Salazar, Mussolini e Hitler, cada qual quando se iniciava à frente de regime totalitário, de conseqüências nefastas conhecidas por todos.
Vejam o texto completo no Jornal da Ciência(SBPC)
Maria do Rosário denuncia ataque a quilombolas no RS
Vejam mais no Informes::PT na Câmara
quarta-feira, 10 de dezembro de 2008
Jackson reage e denuncia para o Brasil inteiro a trama de Sarney
...
O duro teor da carta ganhou rápida repercussão, sendo colocado em diversos saites, para que o povo brasileiro tome conhecimento das artimanhas utilizadas pelo senador e ex-presidente José Sarney (PMDB-AP), que quer a qualquer custo colocar a sua filha Roseana, pela terceira vez, e de forma ilegítima, no Palácio dos Leões. Leia a íntegra da carta do governador Jackson Lago AQUI.
CNBB e Unesco: Brasil viola direitos humanos
LEIA MAIS AQUI.
Hallan huesos humanos y un paredón de fusilamiento en lo que fue el "Pozo de Arana"
En una conferencia de prensa realizada esta tarde, la secretaria de Derechos Humanos bonaerense, Sara Derotier de Cobacho, reveló que además de "más de diez mil fragmentos de huesos humanos calcinados" se encontró un paredón con huellas de haber sido usado para fusilamientos, ya que tenía mas de 200 impactos de balas.
Vejam mais no Clarín.com
terça-feira, 9 de dezembro de 2008
Petistas defendem demarcação contínua de Raposa Serra do Sol
Deputados do PT defenderam nesta terça-feira que o Supremo Tribunal Federal (STF) confirme o voto do ministro relator Carlos Ayres Britto no julgamento sobre a terra indígena Raposa Serra do Sol, em Roraima. Ele votou pela manutenção da portaria do Ministério da Justiça, que definiu a demarcação da área indígena de forma contínua.
Vejam mais nos Informes::PT na Câmara
Gilberto Maringoni: No meio da crise, inverter a lógica
Vejam o texto completo no Portal da Fundação Perseu Abramo
El brasileño Ziraldo Alves gana el Premio Quevedos
El galardón, el más importante del humor gráfico en Latinoamérica, está dotado con 30.000 euros
El dibujante gráfico Ziraldo Alves Pinto, ha resultado ganador de la sexta edición del Premio Iberoamericano de Humor Gráfico Quevedos, que convocan los ministerios de Cultura, Asuntos Exteriores y Cooperación y está promovido por la Fundación General de la Universidad de Alcalá.Vejam mais no ELPAIS.COM
Opinião: O Piso Salarial Nacional é uma questão de justiça
Por CNTE [Terça-Feira, 9 de Dezembro de 2008 às 10:25hs]
A mobilização em defesa do Piso Salarial Nacional Profissional está mantida. A categoria marchou em Brasília pelo piso e agora aguarda o resultado do julgamento no Supremo Tribunal Federal da Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adi) nº 4167 -impetrada pelos governadores do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e Ceará - para tomar uma posição sobre o próximo ano letivo. Já existe, inclusive, a possibilidade de ser deflagrada uma greve nacional no retorno das aulas.É inadmissível que, justamente, os governadores dos estados onde a arrecadação de tributos é maior, protestem contra o pagamento de um piso de R$ 950. Se estados mais pobres têm condições de honrar com o pagamento do Piso é evidente que o mais ricos também têm. É lamentável que, ainda nos dias de hoje, o Brasil tenha dívidas educacionais que não condizem com um projeto de desenvolvimento socialmente justo, uma vez que muitos professores sequer recebem um salário mínimo por mês. Está passando da hora de valorizar o profissional de educação.
Vejam o texto completo na Revista Fórum